Balanços da semana

Agronegócio: preço das commodities deve continuar alto e empresas podem se beneficiar; veja quais

No último dia 27, a XP promoveu a primeira Conferência XP Agro, que reuniu mais de 100 investidores e 13 empresas do setor do agronegócio. Nomes como Boa Safra (SOJA3), Raízen (RAIZ4) e 3Tentos (TTEN3) estavam no evento, que tinha como objetivo discutir os rumos do agronegócio brasileiro nos próximos anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Alguns temas foram destaque da conferência, como os impactos do La Niña no Brasil e nos EUA, aumento dos preços dos fertilizantes e o risco crescente para algumas safras.

“Após um ano marcado por seca, geadas severas e ondas de calor, era primordial para o equilíbrio da oferta e demanda mundial que o Brasil entregasse safras recordes de soja, milho e também cana-de-açúcar, entre outras”, escrevem o analista Pedro Fonseca e o sócio da XP Leonardo Alencar, em relatório.

“Apesar de um nível crítico de estoques ao final da safra 2021/22, uma perspectiva de melhores estoques de fim de ano para a safra 2022/23 poderia trazer um ambiente de menor volatilidade, mesmo que não se esperasse que os preços caíssem significativamente”, acrescentam.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Entretanto, o fim de 2021 ainda trouxe desafios que perduram até 2022. São eles:

  • previsão de La Niña, com seca no Sul do Brasil e excesso de chuvas no Centro-Oeste;
  • aumento dos preços dos fertilizantes, especialmente da ureia, devido à crise energética em curso;
  • risco crescente de safra mais seca para as lavouras norte-americanas, também devido ao La Niña, já afetado pela previsão de aumento de custos.

Com isso, as safras brasileiras de soja e milho foram revisadas para baixo, de modo que a demanda deve superar o aumento esperado da oferta. Logo, a expectativa do mercado é de que os preços mantenham a tendência de alta no agronegócio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Empresas do agronegócio recomendadas pela XP

Em relatório, a XP indica uma expectativa de acomodação do ciclo das safras mais lenta do que o esperado devido à perspectiva de preços altos.

Com isso, a posição dos especialistas é de perspectiva positiva para algumas empresas do setor do agronegócio, com recomendação de compra para elas, que são:

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião