Antonio van Moorsel

Selic em 13,75% está com os dias contados?

Embora não possamos garantir nada em relação ao futuro, é certo que a taxa de juro básico da economia brasileira chegará ao final do ano em patamar inferior ao atual

A despeito da notória perda de ímpeto observada na inflação acumulada em 12 meses, desde 12% em abril do ano passado até o patamar atual, abaixo de 4% — que, inclusive, é o menor desde 2020, muito em função do efeito base — é esperada a aceleração do índice no segundo semestre.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A gama de fatores que podem contribuir para o controle inflacionário à frente é sobremaneira ampla. Contudo, vale destacar o desenho final do arcabouço fiscal a ser aprovado pelo Congresso, a reforma tributária, uma queda adicional dos preços, incluindo commodities, uma desaceleração mais intensa da atividade econômica, tanto doméstica quanto global, a manutenção das metas inflacionárias e a continuidade do processo de apreciação cambial.

Com relação à taxa Selic, diante da conjuntura macroeconômica local mais auspiciosa, especialmente no que se refere à dinâmica inflacionária, a Selic em 13,75% está com seus dias contados. Embora não possamos garantir nada em relação ao futuro, é certo que a taxa de juro básico da economia brasileira chegará ao final do ano em patamar inferior ao atual. De acordo com a ata da última reunião, o COPOM, apesar de ainda não ter indicado a redução da taxa já em agosto “a continuação do processo desinflacionário em curso, com consequente impacto sobre as expectativas, pode permitir acumular a confiança necessária para iniciar um processo parcimonioso de inflexão na próxima reunião”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vale notar que o comitê elevou a projeção da taxa de juros neutra de 4% para 4,5%, sinalizando menos espaço para o afrouxamento monetário. Ou seja, a taxa terminal será mais elevada do que anteriormente projetado. A partir do momento que ocorrer o corte na taxa básica de juros, estima-se que os impactos sejam sentidos na economia entre 12 e 18 meses após efetivados. No entanto, ainda que essa defasagem seja praticamente consensual, trata-se somente de uma estimativa, pois o prazo pode variar em decorrência de diversos fatores.

Agora, quando olhamos para a bolsa de valores, os setores que devem performar melhor com o afrouxamento da Selic são aqueles cuja dependência de crédito é mais intensiva. Por exemplo o varejo, principalmente o de bens duráveis (automóveis, eletrodomésticos etc.). Isso porque a redução da taxa básica de juros contribui para o barateamento do crédito, e por sua vez para a majoração do consumo, em paralelo ao aumento da renda real devido à desaceleração das pressões inflacionárias. Outros setores cíclicos, como tecnologia e construção civil, também devem se beneficiar bastante.

Por outro lado, setores menos sensíveis ao ciclo econômico, ou de consumo não discricionário (como energia), sentem a redução do aperto monetário de modo mais tênue, justamente porque a conjuntura não impacta tanto assim o desempenho do setor.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Antonio van Moorsel
Mais dos Colunistas
Luiz Grubert Inflação, um inimigo sorrateiro

Quando falamos sobre investimentos, um dos primeiros conceitos que todo investidor deveria buscar entender é o conceito de inflação. A inflação nada mais é do que a pe...

Luiz Grubert
José Eduardo Machado Vale a pena fazer um financiamento imobiliário?

Para grande parte dos brasileiros, contrair uma dívida via financiamento imobiliário é a única forma de realizar o sonho da casa própria. E mesmo que essa seja uma dív...

José Eduardo Machado

Compartilhe sua opinião