Tasso Lago

Investimento não é torcida de futebol: como lidar com a ansiedade no mercado de cripto?

A verdade é que, se você é afobado, tem grande chance de não ter qualquer ganho no mercado financeiro

Muita gente me pergunta: Tasso, como perder a ansiedade no mercado de critpto e ter confiança no que eu faço? A verdade é que, se você é afobado, você tem grande chance de não ter qualquer ganho no mercado financeiro.

Primeiro, você precisa entender por que está ansioso. Eu diria que o motivo número um, na maior parte dos casos, é: não saber o que está fazendo. Você sabe realmente como fazer um trade? Estuda para isso? Ou você compra aquela criptomoeda que está subindo hoje ou subiu bem nos últimos dias por parecer segura? Se você faz isso, não tem leitura clara do cenário.

Se você resolveu, por exemplo, comprar a SOLANA porque leu os fundamentos, ou seja, os indicadores e dados sobre ela, e no dia seguinte ela sobe, você acha que tomou uma decisão certa? Muita gente vai dizer que sim, afinal ela se valorizou. Mas também é possível investir em uma criptomoeda com bom fundamento e ela cair ao longo dos anos. O que vai dizer se seu investimento foi o certo a se fazer ou não é o racional que usou para investir.

Se você investir somente por fundamento, pode ter prejuízo. O fundamento não vê o curto prazo. Ele diz respeito às características do criptoativo. Por exemplo, sabemos que o bitcoin possui uma característica altista devido a existirem somente 21 milhões de unidades, ter demanda crescente e ser um ativo escasso, ou seja, sempre foi um bom investimento. Mas de 2018 a 2020, passou por uma queda praticamente em linha reta.

A única coisa que pode realmente prever a ação do preço de curto prazo é a análise gráfica, que não é uma previsão de futuro, mas para você fazer um trade, precisa ter o conhecimento gráfico que dê gatilho que te incentive a comprar ou vender um ativo. Mas nenhum gráfico apresenta os trades que você deve fazer. Se você não tiver o conhecimento em análise gráfica, não vai ter noção do que está fazendo.

Um segundo motivo que pode estar gerando ansiedade é: não saber lidar com as perdas. Você sente ansiedade porque se você investir e aquele investimento cair, você fica surtado. Muita gente pensa, por exemplo, que a opção “stop” é um erro, mas não é. Se o ativo caiu e você stopou, isso não é erro, mas sim um acerto. Errado seria não stopar. O stop serve para limitar perdas. E o erro acontece quando não se sabe lidar com perdas.

Ao não stopar posição, você vira torcedor do seu investimento. E o seu dinheiro simplesmente não merece que você seja um torcedor porque investimento não é torcida de futebol.

Muitas pessoas, levadas pela ansiedade, usam dinheiro que possuem para pagar o aluguel, por exemplo, para investir em cripto e depois sacar. Mas você não pode investir o que não pode perder! Essa é uma regra fundamental.

Do ponto de vista dos investimentos físicos, se você abre uma franquia, qualquer que seja, você também pode ter prejuízo. O investimento nada mais é que investir em um projeto, em uma criptomoeda ou em um loja em que venda algum produto. Todo investimento, sem exceção, é passível de erro.

Você conhece o conceito de investidor anjo? Imagine um caso em que ele possui R$ 1 milhão e 10 empresas para investir e resolve aplicar R$ 100 mil em cada empresa. Pode ser que apenas três deem certo e paguem o prejuízo das sete restantes. Em qualquer ramo que esteja, se você não aceitar perdas, nunca vai aceitar que um projeto vá a falência.

Eu tenho certeza de que também não acerto tudo que faço. Tenho que saber lidar com erros e em como me sinto quando os cometo. Então, entenda. É preciso que você saiba DIVERSIFICAR, estudar os investimentos e entender de análise gráfica é sim fundamental!

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Tasso Lago
Mais dos Colunistas
João Canhada Não importa o que aconteça, os ETFs de Bitcoin já valeram o investimento

Os ETFs de Bitcoin (BTC) à vista nos Estados Unidos estão próximos de iniciar seu quarto mês de negociações. Nesse período – e até mesmo antes –, o que teve de gente f...

João Canhada
João Canhada Criptomoedas que podem se destacar em 2024

Chegamos ao fim de 2023, e adivinhem só: o Bitcoin (BTC) não morreu como muitos imaginavam. Na realidade, como muitos pensam há anos. Cerca de 474 vezes, segundo o Bit...

João Canhada

Compartilhe sua opinião