Rodrigo Cohen

A importância do gerenciamento de risco e do mindset nos investimentos

Uma das maiores dores do investidor é perder mais do que ganhar. Quando a maioria tem esse tipo de problema é porque utiliza modelos operacionais semelhantes. E talvez tenham um gerenciamento de risco bem parecido também. O que fazer?

Uma das maiores dores do investidor é perder mais do que ganhar. E, na minha visão, quando a maioria tem esse tipo de problema é porque utiliza modelos operacionais semelhantes. E talvez tenham um gerenciamento de risco bem parecido também. Além de o fato de a mente delas estar agindo de forma semelhante. Então, minha pergunta é: o que você pode fazer de diferente?

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Para ter mais sucesso nos investimentos, há três principais questões que precisam estar alinhadas e acertadas em conjunto: a análise técnica, o gerenciamento de risco e um mindset adequado para alcançar o sucesso. Quero falar um pouco de cada um deles aqui que, somados, vão mudar a rota de quem anda perdendo mais do que ganhando.

1 – Análise técnica

Padrões, indicadores e formações gráficas para quem usa a análise técnica no dia a dia. Essa análise visa identificar tendências, pontos de entrada e saída e possíveis reversões de tendência. As ferramentas comuns da análise técnica incluem Fibonacci, médias móveis, setups, conceitos de fluxo de mercado, etc. Mas você já parou para pensar que não é você, nem eu, que mexemos de fato com o mercado?

Quem faz o mercado cair ou subir, de fato, são os investidores institucionais, conhecidos como “big players”. São eles que têm o poder de movimentar os preços e fazer a bolsa subir ou cair, por exemplo. E que tal você estudar a ponto de passar a pensar e agir igual a eles? E não igual a um investidor em uma sala de chat com cem, duzentas mil pessoas. Quem será que é melhor? Quem mexe no mercado e é o institucional ou quem está na sala de chat? Quem será que ganha mais dinheiro?

Na minha opinião, as metodologias de análise gráfica funcionam e são, sim, excelentes! Só que a diferença aqui é que você precisa saber quando e como usá-las. E por quê?

Já aconteceu de algum dia você comprar e o mercado cair? E você vender e o mercado subir? Já aconteceu. Diversas vezes. Mesmo usando a técnica certa. Porque nem sempre o que importa é a técnica. O que importa é para onde o player quer levar o dinheiro, para onde ele quer levar o preço. É isso que importa. E na hora que ele leva, aí você usa a técnica certa. Então, saiba as melhores técnicas, mas saiba quando e como utilizá-las. Isso é um ponto importante.

2- Gerenciamento de Risco

Se você mais perde o que ganha é porque você não está usando uma relação risco x retorno positiva. Você está usando um pay off negativo. Já vi diversos profissionais que dizem: “meu ganho é de 0,7 para perda de 1”. Mas como o seu ganho é menor que a sua perda? Como a sua perda é maior que o seu ganho? Como? Não. Você tem que acertar mais do que a metade das operações. Então, a regra é no mínimo 2 para 1. Ou seja, esperar ganhar duas vezes mais do que está disposto a perder em cada operação. Esse cuidado é fundamental para proteger o capital e evitar grandes prejuízos que possam comprometer seus investimentos.
.
Imagina você fazer uma operação 5 para 1. Você pode ganhar 500 pontos e perder 100. Aí nesse momento você pode, inclusive, aumentar a mão, mas isso já é papo para outro artigo. O gerenciamento de riscos adequado é imprescindível para proteger o capital e garantir a sustentabilidade a longo prazo. A relação risco-retorno positiva é uma diretriz valiosa para evitar perdas significativas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

3- O Mindset do investidor

Se você mais perde o que ganha, como você se sente quando você perde e como se sente quando ganha? Qual é a sua reação quando você perde? E qual é a sua reação quando ganha? Como é a sua mente em relação ao dinheiro? Você se sabota? Você, em geral, é uma pessoa que gasta muito ou que poupa mais? Como você se sente em momentos de sequência de ganhos e como você se sente em momento de sequência de perdas? Você tem um pensamento abundante? Ou você tem um pensamento escasso?

Você, em geral, costuma reagir como a tudo que acontece à sua volta e a tudo que acontece na sua vida? Você se concentra totalmente no trade ou faz várias coisas ao mesmo tempo? Você lida com os investimentos como se fosse um jogo ou uma aposta? Ou quer comprar para não ficar de fora?

Há tanta coisa a ser analisada em relação ao seu mindset, às suas reações, ao momento em que está entrando. É preciso de fato rever tudo isso tudo e se dar uma oportunidade a partir de agora de agir 180 graus de forma oposta. Então, abra a sua mente, mude a sua forma de enxergar o mercado, mude a sua técnica. Ou mantenha a técnica, mas mude algum pequeno detalhe que pode fazer uma diferença enorme e dar uma guinada na sua vida.

Por fim, o mindset do trader é um fator crucial para enfrentar os altos e baixos do mercado financeiro. Um pensamento abundante, focado no crescimento e no aprendizado contínuo pode fazer toda a diferença na trajetória de sucesso do trader.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Rodrigo Cohen
Mais dos Colunistas
Renan Bonini Compre ao som de canhões e venda ao som de violinos

A expressão “Compre ao som de canhões e venda ao som de violinos” é frequentemente atribuída ao grande investidor Warren Buffett. No entanto, sua origem remonta ao per...

Renan Bonini
Andressa Bergamo Mês da Mulher: desistir nunca será uma opção

Não é de hoje que as mulheres têm enfrentado desafios e lutado por seu espaço em diversas esferas da sociedade e, principalmente, no mercado de trabalho. Embora tenha ...

Andressa Bergamo

Compartilhe sua opinião