Raphael Prata

O tempo certo para investir

O que deve ser feito é entender quais são os objetivos que cada investidor possui, para, dessa forma, entender o tempo para cada um deles.

 

Em continuação aos textos anteriores, precisamos abordar o tempo ideal para manter o capital investido. Caso você já tenha algum período em mente que funciona para qualquer um, gostaria de dizer que não há. O que deve ser feito é entender quais são os objetivos que cada investidor possui, para, dessa forma, entender o tempo para cada um deles.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Alguns exemplos são a compra de um carro ou de uma casa, que envolvem financiamento de longo prazo, uma vez que normalmente as pessoas não possuem todo o recurso para pagamento à vista. Para um carro, o financiamento pode ser de 5 anos (60 meses); já para o imóvel, este tempo é de até 30 anos (360 meses).

Importantíssimo perceber que tanto no carro, na casa e nos investimentos temos um fator comum: juro ao longo do tempo. No caso da casa e do carro, os juros jogam contra; já nos investimentos, eles ficam a favor. Cada um deve saber a sua necessidade, mas gosto de reforçar que quando os juros estão a favor, isso contribui para o acúmulo de capital.

Aqui mesmo na Suno, temos a biografia de Warren Buffett que mostra como foi favorecido pelos juros:

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Em complemento ao artigo anterior sobre Planejamento de Liquidez, que ajuda a iniciar reservas de emergência, aqui reforço sobre a importância do longo prazo para favorecimento de juros.

As possibilidades no mundo dos investimentos são infinitas. Iniciar os estudos nesta área é o primeiro passo para garantir uma carteira robusta e que renda bons lucros. Existem também outras etapas para os investidores pensarem a respeito:

Após a reserva de emergência, para quando pretende usar o capital que será investido?
Será para comprar uma casa própria? Um carro?

É possível alinhar estes prazos de pagamentos pré-estabelecidos com o investimento.

No caso de ser alguém autônomo, pensar no longo prazo é importante para planejar a aposentadoria, seja ela por idade, liberdade financeira ou outros fatores.

suno_banner id=”101751″]

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Raphael Prata
Mais dos Colunistas
Mateus Carvalho Nos investimentos, esforço é resultado?

Em muitas atividades o esforço é necessário para obter êxito e quanto mais esforço mais progresso será adquirido. Nos investimentos, será também esta regra? Investimen...

Mateus Carvalho
Juan Macedo Não seja um banana, diversifique

O título bem-humorado é consequência de uma reflexão sobre o uso no português da palavra “banana” como um substantivo que significa “pessoa sem energia” e “palerma”. T...

Juan Macedo

Compartilhe sua opinião