Marcos Neuhaus

Você analisa a estratégia de marketing das empresas antes de comprar suas ações?

A estratégia de marketing é capaz de influenciar a percepção dos clientes sobre a marca, aumentando ou diminuindo a confiança no potencial da empresa.

O mercado de ações vem crescendo cada vez mais no Brasil. O número de investidores na bolsa brasileira não para de aumentar, mas ainda não são maioria aqueles que realmente analisam as empresas antes de gerar uma ordem de compra.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-Banner-Home-2.png

Mas há quem faça isso com maestria. Uma referência nesse ponto aqui no país é o Rei dos Dividendos, Luiz Barsi. Ele não compra nenhuma ação sem antes analisar a fundo a saúde da empresa, em todos os aspectos. Mas será que analisar a estratégia de marketing antes de adquirir uma ação faz sentido?

A análise do marketing de uma empresa pode ser uma peça fundamental para influenciar a compra e venda de ações no mercado financeiro. Isso porque a estratégia de marketing é capaz de influenciar a percepção dos clientes sobre a marca, aumentando ou diminuindo a confiança no potencial da empresa.

Um exemplo de como a análise do marketing pode influenciar as ações de uma companhia é o caso da Apple. A empresa é reconhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos e pelo design inovador, o que é resultado de uma estratégia de marketing forte e bem-sucedida.

A campanha publicitária “Get a Mac”, por exemplo, ajudou a consolidar a imagem da marca como sinônimo de qualidade e inovação. O resultado foi o  aumento no número de consumidores e, consequentemente, valorização das ações da empresa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Outro exemplo é o caso da Coca-Cola. A empresa é líder mundial no mercado de bebidas não-alcoólicas e sua estratégia de marketing tem sido um fator crucial para esse sucesso. A campanha publicitária “Share a Coke” foi um exemplo bem-sucedido de como a empresa soube explorar a emoção do público, aumentando a percepção de valor da marca e, consequentemente, o preço de suas ações.

Por outro lado, a análise do marketing também pode ajudar os investidores a identificar riscos potenciais. Um exemplo é o caso da empresa de tecnologia Theranos, que foi alvo de uma fraude de marketing. A empresa prometeu um produto revolucionário, mas sua tecnologia não era capaz de entregar os resultados prometidos. Isso resultou em um prejuízo significativo para os investidores que apostaram na empresa.

Por isso, além de balanços, indicadores e projeções financeiras da empresa, procure estudar também outros parâmetros antes de adicionar os papéis de uma empresa à sua carteira. Por meio de estudo do marketing, você descobrirá como ela se relaciona com seu público-alvo e se os seus argumentos de venda e ofertas de valor estão alinhados às tendências do segmento do qual ela faz parte. São elementos que não estão presentes nos balanços, mas que dizem muito sobre a “saúde” de uma empresa e, consequentemente, se vale a pena se tornar um sócio dela.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Marcos Neuhaus
Mais dos Colunistas
Renan Bonini Compre ao som de canhões e venda ao som de violinos

A expressão “Compre ao som de canhões e venda ao som de violinos” é frequentemente atribuída ao grande investidor Warren Buffett. No entanto, sua origem remonta ao per...

Renan Bonini
Mateus Carvalho Nos investimentos, esforço é resultado?

Em muitas atividades o esforço é necessário para obter êxito e quanto mais esforço mais progresso será adquirido. Nos investimentos, será também esta regra? Investimen...

Mateus Carvalho

Compartilhe sua opinião