Lucas Pedrosa

Últimas de Lucas Pedrosa

O aumento das reservas de ouro pelos bancos centrais e a descrença da prosperidade da economia mundial

Desde o começo do ano passado, tendo seu processo acelerado no fim de 2021, os Bancos Centrais mundo afora, incluindo o do Brasil, estão aumentando suas reservas em ou…

O despacho da bagagem e a incompreensão sobre a formação dos preços

Foi aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado uma emenda a uma Medida Provisória que reestabelece o despacho “gratuito” das bagagens em voos. A maioria dos deputado…

O preço dos combustíveis e a sanha legiferante que só trará mais problemas

Estamos com altíssimos preços de combustíveis em pleno ano eleitoral. Isso faz com que toda a classe política começa a projetar “soluções heterodoxas” que esperam reso…

A importância de um mercado de títulos de dívida pública estadual para a avaliação do rating dos estados

Desde a regulamentação da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n. 101/2000) por uma Resolução do Senado Federal, os estados e municípios estão proibidos de…

Touro da B3 pichado e a falta de compreensão econômica

Nesta terça-feira (16/11) foi inaugurado o Touro de Ouro na frente da B3 no centro de São Paulo, na rua XV de novembro. Já na manhã de quarta-feira (17) a escultura es…

O teto furou: o Brasil e o flerte com o abismo econômico

Ouvi falar certa feita que o Brasil é um país latino-americano atípico: enquanto a maioria dos países latinos economicamente já “deram errado”, o Brasil ainda não deu …

O Brasil não caminha para a estagflação: por que podemos ser mais otimistas

O brasileiro está sendo bombardeado todos os dias com reportagens de grandes redes de comunicação e artigos de formadores de opinião do mercado sobre a “inescapável es…

O caso Evergrande: uma doença criada pelo governo da China e que ele terá que remediar

Um amigo meu certa vez me disse que “capitalismo é sempre capitalismo, ainda que seja praticado pelo próprio Estado” e, nessa discussão, citou a China como exemplo. De…

ANTERIOR