João Canhada

Bitcoin é o ouro digital?

Será mesmo que o BTC tem essa capacidade de substituir o ouro como reserva de valor?

Nascido em 2009, o bitcoin já foi visto de diversas formas por diferentes pessoas ao longo da sua curta história. Atualmente, é quase consenso ver o bitcoin como uma espécie de ouro digital, mas será mesmo que o BTC tem essa capacidade de substituir o ouro como reserva de valor?

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Abaixo, podemos ver um gráfico sobre as narrativas do bitcoin de 2009 até 2020. O estudo feito por Nic Carter em 2018 mostra como a comunidade criptomoedas passou a entender melhor as características do bitcoin ao longo dos anos. De uma rede de pagamentos barata, até um ativo como o ouro resistente à censura e finalmente, com a entrada dos investidores institucionais, um ativo financeiro não correlacionado.

Bitcoin é o ouro digital?
Bitcoin é o ouro digital?

A visão de que o bitcoin é um ativo usado por criminosos também está mudando, a transparência do blockchain do BTC se mostra cada vez mais importante para o compliance de grandes instituições financeiras que cada vez mais entram no mercado, como mostra o mesmo estudo:

De acordo com o famoso analista PlanB e seu modelo de previsão S2F(x), o bitcoin está passando por uma fase de financeirização, onde ele é adotado por bancos, fundos diversos, é transformado em ETF e até mesmo vira garantia de empréstimo.

Entretanto, isso não retira as características de ouro digital, pelo contrário, apenas sublima sua importância. Aliás, em muitos sentidos o bitcoin é superior ao ouro analógico.

Não sabemos se amanhã serão descobertas grandes quantidades de ouro, mas temos certeza de que teremos apenas 21 milhões de bitcoins e que cada bloco será gerado em mais ou menos 10 minutos. No bitcoin, temos uma oferta plenamente conhecida, o que não conseguimos prever é como vai ser a demanda e em quais momentos viveremos os picos dela.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Além de ter mais previsibilidade no supply, o bitcoin é fácil de transportar e até mesmo de enviar, por menos de R$10 é possível enviar bilhões de dólares de um lado para outro do mundo, quanto custaria para fazer a mesma coisa com o ouro?

Além disso, as novas gerações estão cada vez mais familiarizadas com as criptomoedas. Os millenials são 3 vezes mais propensos a estarem familiarizados com o BTC se comparado a outras faixas etárias e cerca de 59% deles apresentam uma visão positiva sobre o bitcoin.

Essa tendência geracional e as grandes vantagens do bitcoin perante o ouro me fazem acreditar fortemente no futuro do bitcoin, não como uma especulação e sim como o ouro digital da nova geração.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

João Canhada
Mais dos Colunistas
João Canhada Não importa o que aconteça, os ETFs de Bitcoin já valeram o investimento

Os ETFs de Bitcoin (BTC) à vista nos Estados Unidos estão próximos de iniciar seu quarto mês de negociações. Nesse período – e até mesmo antes –, o que teve de gente f...

João Canhada
João Canhada “Etheriunização” do Bitcoin pode mudar tudo o que sabemos do mercado de criptomoedas

Quase 15 anos se passaram desde seu lançamento, e o Bitcoin (BTC) segue sendo a criptomoeda mais valiosa e popular do mundo. Mesmo assim, ela não é a mais eficiente de...

João Canhada

Compartilhe sua opinião