Leandro Herrera

Digitalização precisa ser prioridade para todas as empresas

A cada ano, há uma avalanche de novas soluções tecnológicas para serem usadas no meio corporativo e aqueles que não tomarem frente na reestruturação do próprio negócio ficarão para trás

00Lidar com o novo nunca é simples e o cenário da pandemia fez com que novas formas e regras de trabalho precisassem surgir — mais de 87,5% das empresas do Brasil aceleraram seus projetos de transformação digital em 2020, de acordo com o estudo DT Index 2020.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Essa aceleração afetou todos os segmentos, e as organizações que se adaptaram mais rápido não só conseguiram manter suas culturas e valores no dia a dia de seus colaboradores, como alcançaram bons resultados ao longo dos últimos anos. As áreas mais tradicionais, porém, ainda estão descobrindo e se adaptando para manter o clima e a cultura da organização enquanto mudanças tecnológicas são implementadas.

Reestruturações de sucesso para digitalização envolvem tecnologia e pessoas como eixo principal. Assim, otimizar e transformar tarefas, equipes e processos representa uma vantagem importante. Algumas das iniciativas incluem priorizar investimentos em soluções para o trabalho remoto e home office, reinventar a forma de entregar produtos e serviços para clientes e colaboradores e aumentar os esforços para evitar ataques cibernéticos. Um exemplo disso é que, hoje, com um smartphone e alguns cliques, é possível solucionar problemas, gerenciar o time, acompanhar a empresa remotamente e receber informações úteis para a tomada de decisões, entre outras inúmeras ferramentas e funções disponíveis.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Este ano, com o aumento da vacinação e reabertura do comércio, é bem possível que passemos novamente por outra readequação na forma de trabalhar. Não só pelo retorno aos escritórios ou a adesão ao trabalho híbrido, mas pelas acelerações tecnológicas que vão exigir cada vez mais capacitações dentro do ambiente corporativo. Com a necessidade de mudança urgente, executivos de diferentes setores já traçam planos de continuar investindo em tecnologia. De acordo com o estudo “Covid-19 e o futuro dos negócios”, feito pela IBM (IBMB34) com mais de 3.800 executivos C-Level em 20 países e 22 setores, seis em cada vez empresas aceleraram projetos de digitalização e mais da metade (51%) dos executivos vai priorizar projetos desse tipo nos próximos dois anos.

Por outro lado, mesmo que a maior parte dos empreendedores e gestores saibam da importância da digitalização para diminuir a lacuna da empresa frente ao mercado, muitos ainda se mostram receosos na hora de seguir com ações diretas para isso. Apesar dos obstáculos, a ausência de soluções tecnológicas só vai fazer com que a organização fique para trás no mercado competitivo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Com meios intuitivos e que ganham tempo para a equipe, é possível se adaptar até o ponto em que time e tecnologia se tornam aliados poderosos, mas ainda é preciso manter os colaboradores atualizados e bem capacitados nas habilidades e competências que estão cada dia mais em alta no mercado. A velocidade dessas muda tão rápido quanto o impacto das tecnologias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Nos últimos dois anos, ficou ainda mais claro a necessidade de uma equipe adaptável e flexível, disposta a aprender em áreas críticas para a agilidade dos negócios, como software em nuvem, machine learning e segurança cibernética. Não existe uma fórmula mágica para a digitalização, mas sabemos que parte do problema não pode ser resolvido sem também reunir esforços no constante desenvolvimento das pessoas, principalmente daquelas que ainda não tiveram contato com tecnologia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Leandro Herrera
Mais dos Colunistas
Vivian Portella Gestão remota: a lição do home office para 2024

Um levantamento do Google Trends aponta que a expressão “vaga home office” alcançou o topo das buscas na categoria vaga em 2023. A procura pelo termo mais que dobrou e...

Vivian Portella
Bianca Junqueira Evite fraudes com tecnologia, educação e segurança digital

No mundo empresarial moderno, a segurança nas transações financeiras é uma preocupação primordial. Evitar fraudes nos pagamentos é um desafio constante, exigindo uma a...

Bianca Junqueira

Compartilhe sua opinião