Gian Kojikovski

Você tem o mindset correto na hora de investir?

Tem melhor hora para achar bons ativos do que em períodos de crise?

Ontem, dia 3, a B3 (B3SA3) anunciou que alcançou a marca de 4 milhões de contas de pessoas físicas investindo em renda variável. De acordo com os dados, nos últimos 12 meses houve um aumento de 800 mil investidores PF no mercado de capitais. Esse crescimento é fundamental para o desenvolvimento do país, mas igualmente importante é a preparação que essas pessoas têm para investir suas economias em renda variável.

No início da pandemia, quando as pessoas ficaram mais tempo em casa – algumas até mesmo desempregadas -, vimos o número de investidores na bolsa de valores disparar muito rapidamente. Por não terem o que fazer ou qualquer outro motivo, muitos dos neófitos viam na bolsa uma forma de obter renda imediata, na maioria das vezes sem preparo e enganadas por vendedores de curso ou de promessas de lucro rápido.

Não quero ser pedante, sei que a maior parte desses novatos sabia o que estava fazendo. Logo, é responsável pelas suas atitudes, não importa qual o resultado final de seus investimentos.

Além do fator pandemia, a baixa histórica nos juros brasileiros também contribuiu muito para tirar as pessoas da renda fixa na busca de um retorno maior investindo em ações ou fundos imobiliários.

Nessa leva, nem todos se frustraram, já que vimos um mercado irracional nestes últimos meses. Várias empresas surfando a onda “tech” para captar na bolsa, com suas ações multiplicando de preço em um período curto.

Porém, o cenário mudou. O Ibovespa vem recuando desde a sua máxima em junho e ações de empresas “growth” devolvem boa parte do lucro obtido desde a abertura de capital, com os juros futuros no Brasil sendo precificado na casa dos dois dígitos.

É neste momento que entendemos se o investidor está com o mindset correto para seguir a jornada ou se ele vai deixar de investir ao se frustrar com a lateralização ou a baixa dos ativos na sua carteira. Aqueles que só compraram a ação por ser a moda da vez na internet, com certeza estão inseguros em fazer novos aportes. Mais do que isso, pensam em retirar (ou já retiraram) seu dinheiro da renda variável em um momento que, na minha opinião, representa uma oportunidade. Esse é o comportamento oposto do que seria esperado para o momento.

Aos imediatistas, que reclamam da correção das ações, prevalecerá o argumento de que “Bolsa é cassino”. Mas os investidores com fundamento entenderão que o mercado é irracional e, por vezes, revela oportunidades. A história não deixa mentir, os investidores de maior sucesso foram aqueles que compraram ativos a um preço abaixo do seu valor intrínseco naquele momento. Tem melhor hora para achar estes ativos do que em períodos de crise?

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Gian Kojikovski

Compartilhe sua opinião