O gerente enlouqueceu? Clientes do Itaú (ITUB4) reportam saques e depósitos indevidos nas contas

Clientes do Itaú Unibanco (ITUB4) notaram mudanças nos seus saldos na manhã desta quinta-feira (03). Alguns verificaram uma quantia maior do que deveria e outros viram o valor cair sem fazer movimentações.

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A inconsistência do sistema do Itaú foi parar nas redes sociais, com os clientes do banco compartilhando suas situações. De acordo com os internautas, os valores somados ou subtraídos pelo banco variam entre R$ 100 e R$ 300.

O banco não se manifestou oficialmente sobre o assunto, mas, no Twitter, o perfil do Itaú chegou a responder alguns dos clientes e explicou que o sistema está apresentando oscilações depois do feriado.

“Já identificamos essa falha no sistema e nossa equipe está corrigindo para que volte ao normal e corrija os valores”, respondeu na rede social.

O assunto está no trend topics do Twitter com mais de 3.600 postagens nas últimas horas.

Em resposta ao G1, o Itaú informou que está atuando para corrigir o problema de intermitência que afeta seus sistemas, com impacto na demonstração do extrato e saldo de conta corrente para parte de seus clientes.

Além disso, o banco acrescentou no comunicado que lamenta o transtorno e trabalha para que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível.

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“Sumiu dinheiro da minha conta”

Houve ainda relatos de pessoas que não conseguiram entrar no aplicativo do Itaú. O banco reconheceu o problema e afirmou, à tarde, trabalhar para resolver a situação o “mais rápido possível”.

“Sumiu dinheiro da minha conta Itaú”, comentou um usuário no Twitter. “É erro do Itaú? Meu SALDO aumentou 129 reais DO NADA”, postou outro correntista do banco. “Meu deus, o Itaú bugou de vez. Paguei minhas contas ontem e do nada o dinheiro voltou todo pra minha conta”, ressalta outra correntista.

Ainda havia ainda relatos de dificuldade de acessar o aplicativo do banco. “O Itaú bloqueou o acesso ao app, não estou conseguindo acessar”, afirma uma correntista, reclamando que precisa pagar uma conta.

Procurado pela reportagem, o Itaú Unibanco informa que está “atuando para corrigir o problema de intermitência que afeta seus sistemas na manhã desta quinta-feira”, com impacto na demonstração do extrato e saldo de conta corrente para parte de seus clientes.

“O banco lamenta o transtorno e trabalha para que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível”, afirma a nota.

A instituição também está respondendo às mensagens, algumas raivosas, de seus clientes nas redes sociais. “Olá! Pedimos desculpas por isso. Nosso time responsável está trabalhado pra regularizar”, respondeu o Itaú em uma delas.

Aplicativo e site do banco Itaú voltam ao ar após erros em saldos

O aplicativo e o site do banco Itaú voltaram ao ar no fim da tarde de hoje (3). O acesso eletrônico às contas foi suspenso por algumas horas durante a tarde, após clientes apontarem erros no processamento de dados bancários.

Neste momento, os clientes que abrem o aplicativo do banco recebem um aviso de que os saldos estão sendo atualizados. “Prezado cliente, o seu saldo foi atualizado. Se algum pagamento foi realizado em duplicidade, ele será corrigido automaticamente ao longo do dia. Pedimos desculpas pelo transtorno”, informa a nota exibida no aplicativo.

Por meio da rede social Twitter, o Itaú informou que os horários para movimentações bancárias foram estendidos. As transferências eletrônicas diretas (TED) puderam ser feitas até as 18h15. As operações via Pix foram estendidas até a 0h, com a manutenção dos limites em vigor no horário diurno. Os boletos poderão ser pagos até as 20h30.

O problema começou pela manhã, quando clientes reclamaram de erros em saldos bancários. Alguns correntistas afirmaram terem acordado com saldo zerado ou negativo nas contas. Outros informaram depósitos a mais na conta ou a devolução de pagamentos. Há também relatos de saques não identificados e de filas em pontos de atendimento.

Em nota, o banco informou que erros estão ocorrendo por causa de atraso no processamento de dados bancários. A instituição descartou um ataque hacker e afirma que os problemas observados hoje não têm relação com eventos externos.

“O Itaú Unibanco informa que está atuando intensamente para solucionar a inconsistência de informações verificada no extrato e saldo das contas correntes de parte de seus clientes nesta quinta-feira (3). A origem do problema está relacionada com um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento destes. Portanto, a causa não tem relação com quaisquer eventos externos. O banco lamenta o transtorno e trabalha para que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível”, destacou o comunicado.

De acordo com o Banco Central, o conglomerado do banco Itaú tem 90,3 milhões de clientes. O número reúne as operações de leasing, de cartões, de crédito consignado e outros tipos de operações. Se levado em conta apenas o banco, são cerca de 56 milhões de correntistas, segundo o relatório mais recente da instituição financeira, de 2020.

Última cotação do Itaú

Aas ações do Itaú fecharam com leve alta de 0,08% no Ibovespa, avaliadas em R$ 25,05. Nos últimos 12 meses, os papéis do banco acumulam valorização de 20%.

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C0m Agência Brasil e Estadão Conteúdo

Monique Lima

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