Balanços da semana

Claranet é a sexta empresa a desistir do IPO em 2022

A Claranet informou nesta quinta-feira (13) que registrou junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o cancelamento do pedido de oferta inicial de ações (IPO) na B3 (B3SA3). A companhia não explica no fato relevante o motivo da desistência da operação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A Claranet é uma empresa especializada em soluções tecnológicas em plataformas digitais de nova geração, e acredita ser líder em soluções de computação em nuvem, cibersegurança e dados. Hoje, sua sede fica em Londres.

A companhia foi fundada em 1992 e, segundo prospecto enviado à CVM em agosto de 2021 — quando a empresa protocolou o pedido de IPO –, é pioneira na oferta de plataformas de tecnologia para o mundo corporativo brasileiro.

Entre seus clientes no Brasil, estão: Embraer (EMBR3)Natura (NTCO3), Banco Inter (BIDI4), Bradesco (BBDC3), Samsung, Globo, iFood e Visa.

As outras cinco empresas que desistiram de seus pedidos de IPO

Na última semana, outras empresas desistiram de seus pedidos de IPO, somando R$ 7 bilhões em movimentações canceladas somente neste início de 2022.

As operações de IPO canceladas em 2022 até agora são das seguintes companhias:

  • Ammo Varejo
  • Dori Alimentos
  • Environmental ESG Participações
  • Monte Rodovias
  • Vero Internet

Nos bancos de investimento, a expectativa é de que uma janela para captações na Bolsa se abra nesta primeira metade de 2022, ao menos até junho, permitindo que algumas operações se concretizem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Mas a visão dos especialistas é de que o investidor vai ficar ainda mais seletivo neste ano, por causa dos juros subindo a dois dígitos no Brasil e da crescente aposta de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) vá começar a elevar os juros nos Estados Unidos também.

Mais cancelamos de IPOs à vista

Outras companhias solicitaram junto à CVM a suspensão de seus pedidos de IPO. Isso pode fazer com que o número de desistência das ofertas iniciais cresça nas próximas semanas. São elas:

  • Cenconsud, rede de supermercados;
  • Fulwood, incorporadora de galpões e condomínios;
  • Interplayers Soluções Integradas, que atua no mercado de saúde e bem-estar;
  • Ish Tech, empresa de cibersegurança.

A Claranet também fazia parte desta lista. O pedido de IPO tinha sido entregue em agosto de 2021, para uma oferta primária – quando os recursos vão para o caixa da empresas – e secundária – quando os acionistas vendem fatias de suas participações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Com informações de Estadão Conteúdo. 

Monique Lima

Compartilhe sua opinião