Como um ciclone na Austrália ajudou as ações da Vale (VALE3) e de siderúrgicas

As ações da Vale (VALE3), de outras mineradoras e empresas de siderurgia tiveram alta na semana que passou. Em parte, por causa do ciclone Ilsa, que atingiu o litoral da Austrália.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Entre os pregões dos dias 10 e 14 as ações da Vale acumularam alta de 2,68%. A valorização também aconteceu com CSN Mineração (CMIN3), com alta de 3,51% no período, Usiminas (USIM5), cujas ações se valorizaram 7,57%, Gerdau (GGBR4), com alta acumulada de 8,06% na semana e Metalúrgica Gerdau (GOAU4), com avanço semanal de 7,60%.

Mas como isso aconteceu?

Ciclone Ilsa

Uma forte tempestade tem atingido a costa oeste da Austrália. Batizado de ciclone Ilsa, o fenômeno é considerado o mais severo a atingir a região nos últimos 14 anos e forçou o fechamento temporário do porto de Port Hedland, maior porto especializado em minério de ferro da Austrália e um dos maiores do mundo.

Ao atingir a costa australiana, o Ilsa bateu o recorde de vento, com rajadas de até 218 km/h.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A estrutura logística é utilizada por gigantes do setor de mineração como a BHP Billiton e a Fortescue Metals Group.

O porto acabou fechado na quinta-feira (13), mas já foi reaberto na sexta-feira (14), enquanto as autoridades locais verificaram o enfraquecimento do Ilsa.

Minério de ferro e a China

O fechamento do porto restringiu o envio de minério de ferro para a China, maior comprador da commodity. A redução da oferta ajudou a fazer com que os preços subissem pontualmente, o que colaborou com a alta das ações de empresas do setor no Brasil, como a Vale e a CSN Mineração.

A alta do minério de ferro aconteceu em meio a temores de que a China vai limitar a produção de aço no país, o que tem empurrado para baixo os preços da commodity e afetado as perspectivas de analistas para os resultados da mineradoras e siderúrgicas com ações na Bolsa de Valores de São Paulo.

Segundo a Bloomberg, a China planeja apresentar até o fim de abril um plano para limitar aos níveis de 2022 a produção de aço do presente. A medida seria parte dos esforços do país para reduzir as emissões de carbono.

Gregory Prudenciano

Compartilhe sua opinião