China pode dar apoio militar e financeiro à Rússia, dizem informações vazadas em Washington

A China sinalizou dar apoio militar e financeiro à Rússia, segundo informação dada pelos Estados Unidos às nações aliadas na Ásia e na Europa. A informação foi vazada para jornalistas em Washington – tática usual como forma de transparecer uma situação diplomática sem tomar lado ou necessariamente adotar uma postura sobre o ocorrido.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Conforme apurado pela Folha de S. Paulo, o aviso americano teria ocorrido por meio de telegramas diplomáticos ainda durante a segunda (14), antes de um encontro entre as delegações da China e dos EUA que ocorreria em Roma.

Neste telegrama, o assessor de Segurança Nacional do presidente Joe Biden, Jake Sullivan, fez o alerta ao chinês Yang Jiechi sobre o risco de apoiar Vladimir Putin.

A informação vem à tona logo após, no domingo (13), o jornal americano The New York Times, ter acesso a outras informações vazadas, de mesmo caráter, que apontavam que Rússia havia, de fato, pedido ajuda aos chineses.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Na segunda (14), por meios oficiais, o oficialato de Pequim e de Moscou negaram que isso ocorreu. Os chanceleres da China, contudo, acusaram Washington de tentar criar intrigas com “objetivos sinistros”.

Já os russos consideram estar perto da vitória no conflito com a Ucrânia, a poucos passos de conquistar Kiev e anexar o território.

Apesar dos vazamentos terem sido divulgados em grandes veículos americanos, ainda não há confirmação oficial.

China segue neutra e sem condenar a Ucrânia

Até então, somente governos como o da Venezuela, de Irã, Belarus, Nicarágua, Cuba e Síria apoiaram abertamente a causa expansionista russa.

Apesar da relação estreita de Xi Jinping com Putin, especialistas ainda veem a posição da ditadura chinesa como neutra diante do conflito armado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/08/ea337072-ebook-investir-no-exterior.png

O dragão chinês tem lidado com cautela e não condenou a guerra, insistindo em soluções pacíficas e com negociações – inclusive, voluntariando-se como possível mediador na situação.

Ainda em dezembro, antes do conflito evoluir para as vias atuais, Xi disse a Putin numa videoconferência que os dois países tinham de se aliar para reagir conjuntamente contra pressões do Ocidente (referindo-se à Otan).

Em fevereiro, cerca de 20 dias antes de a guerra começar, Putin fez sua primeira viagem internacional após a pandemia e participou da abertura dos Jogos de Inverno de Pequim, assinando uma declaração de “amizade eterna” com Xi.

Desde que o conflito se iniciou, os movimentos da China são muito aguardados, dada a tensão que o país vive com a primeira economia mundial, os Estados Unidos, que, por sua vez, apoia abertamente à Ucrânia e condena as ações de Putin em direção à Kiev.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/155de22d-relatorio-bdrs-2.0.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião