China vai permitir que cada casal tenha três filhos

A China anunciou que cada casal chinês poderá ter até três filhos, mudando a política atual que permite até dois filhos por família. O anúncio foi dado pela agência de notícias Xinhua, detida pelo Partido Comunista Chinês, durante esta segunda-feira (31).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A decisão se deu logo após uma reunião do Politiburo – núcleo central do partido – que agora deve “permitir que cada casal tenha três filhos e implementar políticas de apoio relacionadas ajudará a melhorar a estrutura da população”. Não foi detalhado quando os casais da China poderão ter este terceiro filho, mas a nota da agência de notícias ressalta que o Estado chinês “prudentemente aumentará a idade de reforma de maneira gradual”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Esta é a segunda mudança em menos de uma década, já que o país era conhecido por ter a “Política do filho único” até 2016, quando passou a permitir que casais chineses tenham um segundo filho.

A política de Estado, criada em 2016, foi um modo de controlar a demografia do país, que soma uma população de 1.39 bilhão de pessoas, segundo dados de 2019, do Banco Mundial. Em 2016, a população era de 1,37 bilhão de pessoas.

As primeiras medidas do governo chinês vieram como modo de evitar uma possível crescimento intenso na natalidade no país asiático. Contudo, mesmo com a política de ampliar o limite de filhos para dois, não houve um grande resultado de curto prazo no aumento da população, decorrendo em grande parte dos altos custos de manter uma família maior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas da China, a população cresceu apenas 5,38% nos últimos 1última década – a taxa de crescimento mais lenta desde 1960.

China também discutiu aposentadoria

O Governo da China, na ocasião, também discutiu o aumento da idade de aposentadoria em uma tentativa de lidar com o envelhecimento da força de trabalho no país. Apesar disso, não foram dados detalhes nem anunciadas novas políticas sobre o tema. Segundo o regramento atual, homens se aposentam 60 anos ao passo que as mulheres podem se aposentar aos 55, levando em conta cargos administrativos de modo geral.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Tags
Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião