Grana na conta

China: PMI industrial desacelera a 51,5 em janeiro, de 53,0 em dezembro

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria da China desacelerou de 53,0 em dezembro para 51,5 em janeiro, informaram a IHS Markit e a Caixin no último domingo (31). Quando acima de 50 pontos, o indicador representa expansão da atividade em relação ao mês anterior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-3.png

“A leitura de janeiro foi a mais baixa desde junho, embora tenha marcado o nono mês consecutivo de expansão”, afirmou o economista sênior da Caixin Wang Zhe, em nota. “Isso indica que a recuperação [da China] pós-pandemia continuou, mas com uma desaceleração marginal.”

O índice de produção em janeiro foi o menor em nove meses, enquanto o indicador de novos pedidos atingiu o menor nível em sete meses. As empresas consultadas na pesquisa afirmaram que a demanda do mercado continua forte, mas foi impactada pelo ressurgimento da covid-19 no país.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Economia da China cresce 2,3% em 2020 e supera expectativas

Na semana passada, o escritório nacional de estatísticas da China divulgou que a economia do país cresceu 2,3% em 2020, mais do que os 2,20% esperados pelos analistas escutados pela Bloomberg e do que os 1,90% esperados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O país foi a única grande economia mundial a crescer em 2020

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Apesar de crescer, esse foi o avanço mais lento do país asiático desde 1976, ano em que o produto interno bruto do país (PIB) caiu 1,6% por conta de tumultos econômicos e sociais. Entretanto, os da China não deixa de surpreender em um ano em que as principais economias enfrentaram recessões.

Além disso, o crescimento da China está acelerando. Na comparação de 12 meses, o PIB avançou 6,5% no quarto trimestre, ante 4,9% no terceiro e 3,2% no terceiro.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião