China ordena que Ant Group, de Jack Ma, vire uma holding financeira

O governo da China ordenou nesta segunda-feira (12) que o Ant Group, de Jack Ma, se torne uma holding financeira, que deve ser regulamentada como um banco.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

De acordo com a Bloomberg, esse é mais um passo de uma reforma que foi iniciada quando a oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) recorde do Ant Group foi interrompido no ano passado.

A ordem do banco central chinês é de que a empresa retifique seus negócios em cinco áreas, sendo elas:

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

  • Eliminação da concorrência desleal em seus negócios de pagamentos,
  • Gestão de riscos de liquidez em seus principais produtos de fundos,
  • Fim de monopólio de informações,
  • Melhoria da governança corporativa,
  • Cortar o valor em circulação de seu fundo de mercado monetário Yu’ebao

O IPO da empresa foi suspenso pelo governo chinês em novembro do ano passado, dias antes da estreia sob a alegação de que havia ocorrido uma mudança no ambiente regulatório.

Jack Ma, fundador do Alibaba, reaparece após quase quatro meses

Jack Ma, fundador do Alibaba Group, reapareceu na madrugada do dia 20 de janeiro, na China. Fora dos olhares públicos desde outubro de 2020, ele participou de uma videoconferência com cerca de 100 professores rurais. A notícia foi dada pela mídia do governo local.

A reunião fez parte da cerimônia de premiação anual da Jack Ma Foundation para professores rurais, evento que acontece desde 2015 e que conta com a participação de docentes de todo o país.

Jack Ma não teria explicado o motivo do sumiço. Ao final do encontro, afirmou que se encontrará pessoalmente com todos assim que a pandemia de covid-19 acabar. As informações foram divulgadas pelo Tianmu News, site de notícias da província de Zhejiang, onde fica a sede do Alibaba.

Seu desaparecimento aconteceu em meio a uma enorme pressão sob seus negócios. Sua última aparição pública antes da reunião com professores foi uma semana antes da oferta pública inicial de ações (IPO) do braço financeiro do Alibaba, o Ant Group, que não aconteceu.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

 

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião