Cemig pretende abrir capital da Gasmig em plano de desinvestimentos

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) estuda fazer um IPO da Gasmig em 2020. A informação foi divulgada nesta terça-feira (20) pelo diretor de gestão de participações da companhia, Daniel Faria Costa, em uma teleconferência com acionistas.

A oferta pública inicial de ações da Gasmig faz parte do plano de desinvestimentos da Cemig. O intuito da energética é vender, de forma total ou parcial, a sua participação na companhia de gás.

A venda da unidade de gás não ocorreu ainda pois a estatal energética necessita de uma concessão da Gasmig pelo governo mineiro.

“A renovação da concessão nos permitirá prosseguir com um plano de venda, muito provavelmente por meio de um IPO ano que vem”, afirmou o diretor de gestão de participações da Cemig.

A estatal de energia possui participação majoritária na distribuidora de gás. A participação da distribuidora de energia é de 99,6% na empresa. O município de Belo Horizonte detém a outra parcela de 0,4%.

Renovação da concessão

A expectativa é de que o governo de Minas Gerais assine o contrato de renovação da concessão em setembro deste ano. A negociação pretende fazer com que a concessão seja atualizada em 2023 por um período de 30 anos.

“Estamos chegando a um acordo final que permitirá manter a concessão para a Gasmig até 2053”, afirmou Costa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/fbac6c1d-assinatura-suno-start-50off.png

Dessa forma, a Cemig deverá pagar um montante de R$ 852 milhões para o governo do Estado. O valor será pago como resultado da prorrogação do contrato.

Desinvestimentos e privatização da Cemig

Em julho, a Cemig já reduziu sua participação na empresa de energia Light, como parte dos desinvestimentos. Por meio do plano, a companhia busca diminuir suas dívidas.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), afirmou que o endividamento da companhia faz com que a empresa seja um “ônus aos mineiros”. Assim, a única saída seria a privatização da empresa.

Com isso, o presidente da estatal energética, Cledorvino Belini, afirmou na última sexta-feira (16) que a Cemig poderá ser privatizada até o final deste ano.

Saiba mais: Cemig poderá ser privatizada até o final deste ano, diz presidente

Segundo Belini, a proposta será enviada para a Assembleia Legislativa na próxima semana.

“O governo deve apresentar agora, vai ser um processo político de negociação do governo com a Assembleia. Então é difícil fazer uma previsão, mas acredito que esteja completo, aprovado, até o final deste ano”, afirmou o presidente da Cemig.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião