Celesc (CLSC4): Municípios em SC estão sem energia elétrica há 4 dias

Após um tornado atingir Santa Catarina na última sexta-feira (28), milhares de residências ainda permanecem  sem energia elétrica no Meio Oeste catarinense nesta terça-feira (1). Em nota, a Centrais Elétricas de Santa Catarina – Celesc (CLSC4), afirmou que está trabalhando para reparar as torres de 230kV que foram atingidas pela ventania.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A Celesc explica que a ventania derrubou quatro torres de transmissão de energia, o que acabou causando o desligamento automático da linha de transmissão de Campos Novos-Videira, e consequentemente, 13 municípios ficaram sem luz.

Segundo a distribuidora, mais cedo nesta terça-feira, a energia havia sido restabelecida parcialmente para apenas 35% dos atingidos, “através de remanejamento de carga de outros municípios”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Após quatro dias sem energia elétrica, prefeituras decretaram situação de emergência

Após quatro dias sem luz, os as prefeituras de Caçador, Videira e Fraiburgo decretaram situação de emergência. Em Caçador, 78.096 casas ainda estavam sem luz no início da noite de hoje, ao passo que em Videira e Fraiburgo, 14.617 e 13.916 residências estavam sem energia, respectivamente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Muitas empresas na região também estão sem eletricidade devido aos efeitos do tornado. Segundo a prefeitura de Caçador, o prejuízo que o apagão causará, será bilionário.

Procurada pelo SUNO Notícias, a Celesc não se manifestou até o fechamento dessa reportagem.

Apagão assola consumidores de diversos estados do Brasil

Essa não é a primeira vez na semana que um apagão é registrado no Brasil.

Também na última sexta-feira, o País registrou um apagão no fornecimento de energia elétrica em diversos estados.

De acordo com a Enel Brasil, a falta de luz afetou consumidores de suas distribuidoras em São Paulo, Goiás e no Rio de Janeiro. A EDP (ENBR3) disse que 210 mil clientes em São Paulo e cinco indústrias no Espírito Santo foram impactados.

Nas áreas afetadas nas concessões da Enel, o fornecimento de energia elétrica ficou interrompido entre 11h26 e 11h39. A empresa informou que o corte foi provocado pelo acionamento do esquema de alívio de carga, que prevê o desligamento automático de 7% da carga da distribuidora.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião