Ícone do site Suno Notícias

CDB é o investimento mais rentável de 2022, diz levantamento

Educação financeira dos filhos

Educação financeira dos filhos- Fonte: Pixabay

Levantamento produzido pelo YUBB a pedido do Suno Notícias mostra que o CDB (Certificado de Depósito Bancário) é a categoria de investimento mais rentável de 2022. Os dados publicados mostram que os CDBs de bancos médios oferecem rentabilidades superiores até mesmo quando comparados a ativos de renda variável.

Deste modo, esses investimentos “surfaram” na onda do aumento da taxa Selic. Como muitos desses ativos são pós-fixados, seu retorno financeiro é resultado direto da taxa básica de juros. Nos últimos 12 meses, a Selic subiu de 3% para 13,75%, com possibilidade de fechar o ano acima de 14%.

Além disso, os títulos bancários pós-fixados, como o CDB, possuem um “prêmio extra”, acima do CDI. No caso dos bancos médios, algumas dessas instituições oferecem prêmios maiores que o restante do mercado, justamente por ter uma classificação de risco mais baixa.

Por esse motivo, o levantamento do YUBB mostrou que, até o dia 10 de agosto, o ativo mais rentável era o CDB de banco médio, com retorno de 8,26% no acumulado de 2022. Os CDBs de bancos maiores, o chamados bancões, oferecem retornos menores, de até 5,50% na média de 2022. Confira abaixo:

Os CDB são os ativos mais rentáveis, mostra YUBB

Lembrando que os CDBs são ativos que possuem a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Se o banco emissor declarar falência ou qualquer outro problema de crédito, o FGC entra para ressarcir o investidor em até R$ 250 mil.

Esta e outras informações para otimizar seus investimentos em renda fixa você pode encontrar na Semana da Renda Fixa da Suno Notícias, realizada com apoio da SVN Investimentos. Você pode ficar por dentro de tudo que está rolando neste link.

CDBs atrelados ao IPCA também pagam “prêmios generosos”

Além dos produtos pós-fixados oferecerem retornos interessantes, os CDBs indexados ao IPCA também estão bastante rentáveis. De acordo com o Infomoney, alguns CDBs atrelados à inflação com vencimento em 24 meses estão com retornos de 6,35% ao ano.

A vantagem desse tipo de CDB é a certeza de obter ganhos acima da inflação, independente do cenário macroeconômico. Porém, o investidor deve se atentar que esse investimentos possuem incidência de imposto de renda.

Agora que você já sabe mais sobre CDB, confira a oferta da XP para novos clientes, com rendimento de 230% do CDI, neste link.

Sair da versão mobile