CEO x CEO: Castello Branco diz que “não faz sentido” BR comprar refinarias

O CEO da Petrobras (PETR3), Roberto Castello Branco, afirmou que nesta quarta-feira (8) que “não faz sentido” a subsidiária BR Distribuidora participar da compra das refinarias da petroleira.

“Seria uma operação ‘Zé com Zé’”, afirmou Castello Branco. A informação é do “Valor Econômico”.

Na véspera, em teleconferência com investidores, o CEO da BR Distribuidora, Rafael Grisolia, confirmou interesse na compra de refinarias da Petrobras.

De acordo com o executivo, a BR Distribuidora analisará “por diferentes ângulos” a possibilidade de comprar ativos de refino da Petrobras. “Temos obrigação, como distribuidora, de olhar isso pelos diferentes ângulos”, afirmou.

Assim, Castello Branco contradiz os planos de Grisolia.

Saiba mais – BR Distribuidora está analisando comprar ativos da Petrobras, diz CEO

Desinvestimentos

Castello Branco comentou os desinvestimentos que vem ocorrendo: O Programa de Parcerias e Desinvestimentos da Petrobras, previsto no Plano de Negócios e Gestão 2019-2023.

O CEO disse que não não há o que lamentar de perda de produção por venda de ativo. Conforme o chefe da Petrobras, o desinvestimento gerará recursos para uso em ativos que devem gerar retorno maior.

No fim de março, a empresa estatal havia cumprido mais de 40% dos desinvestimentos programados até 2023.

Castello Branco considera um desinvestimento em produção como uma simples mudança na administração do portfólio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Castello Branco comenta lucro e diz que “não foi brilhante”

Na última terça-feira (7), a estatal informou que registrou um lucro líquido de R$ 4,031 bilhões no primeiro trimestre de 2019. Um resultado que representa uma queda de 42% na comparação com o mesmo período de 2018.

Saiba mais – Petrobras obtém lucro de R$ 4,031 bilhões no primeiro tri

Lucro é uma variável contábil e não é relevante. O que é relevante é a geração de caixa, isso que a gente busca para criar valor para o acionista. É com caixa que se investe, se distribui dividendos, se pagam salários e os nossos suprimentos. O mercado de capitais gostou do resultado da Petrobras, a mídia nem tanto”, afirmou o CEO da Petrobras, segundo o “Valor Econômico”.

Em adendo, o Castello Branco declarou que o lucro da companhia não foi brilhante. Entretanto, a Petrobras conseguirá, “sem dúvidas”, alcançar as metas previstas para o ano. “Tivemos alguns problemas inclusive na produção. Mas as notícias são boas, tanto em abril quanto no futuro”, concluiu.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião