Casamentos em alta: Lejour, startup da Fast Shop, registra aumento de 35% nos eventos

A Lejour, startup de casamento do grupo Fast Shop, anunciou um aumento significativo no número de cadastros de listas de presentes de matrimônio durante o mês de maio. Em comparação com abril deste ano, houve um incremento de 35% nas inscrições, especialmente para cerimônias que serão realizadas no segundo semestre. 

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De acordo com a apuração da startup, a base de casais que se cadastraram no site para registrar suas listas de casamento ainda em 2023 aumentou mais de 250%. Com essa disparada, somam-se mais de 50.000 casais que já utilizaram a Lejour para fazer seu site e lista de presentes

Os negócios da startup parecem estar alinhados com o setor de casamentos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa divulgada em fevereiro de 2023 apontou que mais de 932 mil uniões forma firmadas em 2021. Para essa conclusão, foram entrevistados mais de 21.400 cartórios e órgãos vinculados à Justiça e tabelionatos em todo o país. O número ainda aparece mais enxuto do que os pré-pandêmicos, porém o avanço no setor já é expressivo. 

Além disso, de acordo com o Global Wedding Report 2023, 63% dos brasileiros vão atrás de plataformas de aplicativos para organizar digitalmente o seu casamento. A pesquisa foi realizada considerando a opinião de mais de 25 mil pessoas de 15 países, pelos sites The Knot, Hitched, Bodas.net e parceiros.

Para o diretor de marketing e canais digitais da Fast Shop, Eduardo Salem, o investimento em listas de casamento é uma estratégia importante. “Todas as pesquisas disponibilizadas mostram que esse ano será positivo e promissor, refletindo diretamente nos negócios da companhia”, afirmou. 

Quanto custa um casamento?

De acordo com o Global Wedding Report 2023, o Brasil é o 10º país do mundo no ranking dos que mais gastam com festas de casamento. Em média, as festas custam R$ 44 mil e levam entre 11 a 12 meses para serem planejadas. 

O pódio dos gastos com a cerimônia é ocupado pelos Estados Unidos, que investem cerca de US$ 30 mil no evento (R$ 147 mil). Logo atrás, estão Espanha, Itália e Reino Unido, que gastam em média US$ 23 mil (R$ 113 mil).

De acordo com a percepção da startup Lejour, o meio de pagamento das cerimônias vem mudando. Ao que antes as pessoas sempre optavam pelo cartão de crédito, agora pagamentos à vista ou por Pix têm sido os preferidos dos noivos. 

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Rodrigo Mestres, CEO da Lejour, é otimista quanto ao aquecimento do mercado casamenteiro, e pontua como a virada do semestre pode ser ainda mais positiva:

“Casamentos acontecem o ano todo, mas para nós o fim do ano é uma sazonalidade bastante relevante. Por isso esse aumento na procura pela companhia agora, pois os noivos começam os preparativos com antecedência. É um momento de otimismo”, comemora o executivo.

De fato, pelo que evidencia o relatório internacional de casamentos, 12% dos brasileiros optam por casar em novembro, penúltimo mês do ano. 

Os gastos mais comuns em um casamento

Entre organização, local e preparativos especiais, alguns dos gastos mais comuns entre a pesquisa foram com profissionais de beleza, contratados por 84% dos brasileiros entrevistados, e fotógrafos, por mais de 90%. Além disso, 82% dos entrevistados relataram que também contrataram serviços para o vestido da noiva e para decoração do local. 

De acordo com a pesquisa, a maior parte das festas acontece em bufês, com 46% dos eventos ocupando esses espaços.

O Brasil ocupa o 3º lugar no mundo como o mais “agregador”, com uma média de 125 pessoas convidadas por festa de casamento.

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Camila Paim

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