Ícone do site Suno Notícias

CarSul: app de mobilidade urbana focado na segurança do passageiro prevê faturamento quadruplicado em um ano

App de corridas CarSul pretende quadruplicar faturamento em um ano

App de corridas CarSul pretende quadruplicar faturamento em um ano - Foto: Divulgação /CarSul Facebook

Em 2019, Luciane dos Santos fez uma mudança de carreira: de psicóloga para empreendedora na área de mobilidade urbana, a profissional buscou um tráfego mais seguro. Foi assim que em 2019 ela criou a CarSul.

A startup em formato de app de corridas nasceu dois anos depois de um acidente que marcou a psicóloga: a perda de seu filho em um acidente de trânsito. Passado o luto, Luciane decidiu que queria tentar transformar as ruas em ambientes mais seguros e começou a oferecer viagens gratuitas para colegas de seu filho. Para ela, essa foi a forma que encontrou de lidar com a perda e também garantir que outras mães não passassem pelo que enfrentou.

CarSul: app de mobilidade urbana com foco em segurança

Com o tempo, a demanda pelas viagens de Luciane foram aumentando e ela criou a startup CarSul em Santa Rosa, Rio Grande do Sul. Em uma cidade de 73 mil habitantes, aos poucos o catálogo de clientes da startup expandiu-se: dos iniciais 30, deu um salto para 150 de 2019 para 2020, o primeiro ano de criação da CarSul.

Para esse impulso, Luciane contou com a ajuda da Gaudium, plataforma de tecnologia voltada para centrais de transporte e entregas, e um serviço focado em divulgação e conscientização.

“Perder um filho no trânsito é uma dor que nenhuma mãe deveria sentir. Eu decidi transformar essa dor em ação”, ela conta. Luciane explica que, por meio da CarSul, foi possível conscientizar motoristas e passageiros sobre a importância do respeito às leis de trânsito e da adoção de medidas de segurança viária.

Hoje a CarSul conta com cerca de 1.200 motoristas cadastrados. Entre o seu menu de serviços, os clientes podem escolher entre o transporte individual, compartilhado e de encomendas.

A empresa realiza em média 1.500 corridas por dia, com um ticket médio de R$ 16.

Faturamento e planos de expansão

Para a criação da CarSul, em 2019, foram investidos cerca de R$ 130 mil. Com esse valor, foi possível estabelecer o negócio em Santa Rosa e abraçar outras cidades da região, como Ijuí, Santa Maria e Santo Ângelo.

Em 2022, a CarSul teve uma movimentação de R$ 5 milhões no ano. Para 2023, a meta da empresa é quadruplicar o valor, batendo os R$ 20 milhões. Para isso, Luciane planeja expandir como franquia.
Além do êxito empresarial, Luciane espera um impacto social positivo com o uso do aplicativo, tanto no trânsito como para os motoristas contratados. Muitos dos motoristas do aplicativo são locais, o que gera empregos e contribui para o desenvolvimento da região.

“Olho para o que eu construí e fico orgulhosa em poder afirmar que a minha plataforma, que nasceu de uma dor, hoje ajuda a manter o trânsito mais seguro. Se tivermos consciência do que fazemos no volante, e como isso pode afetar terceiros, temos o poder de evitar desastres irreparáveis”, finaliza a empreendedora da CarSul.

Sair da versão mobile