Carros importados têm crescimento de 26,3% nas vendas em 2018

A venda de carros importados cresceu 26,3% em 2018, equivalente a 37,5 mil unidades emplacadas, conforme informou a Associação Brasileira das Empresas Importadores e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), nesta quarta-feira (9).

Além disso, o governo acabou com uma barreira referente a importação de carros, que ajudou no crescimento do setor.

No fim do último ano, chegou ao fim a cobrança de 30 pontos adicionais no IPI, para quem importasse acima de uma cota definida pelo governo, por meio do programa Inovar-Auto, expirado em 2018.

De acordo com o presidente da Abeifa, José Luiz Gandini, o mercado foi prejudicado por conta da valorização do dólar. Desta forma, o valor dos veículos acaba subindo consequentemente.

Saiba mais: Produção de veículos no Brasil cresce 6,7% em 2018, segundo Anfavea 

Saiba mais: Venda de veículos no Brasil cresce 14,6% em 2018, segundo Anfavea 

Em dezembro de 2018, as vendas cresceram 2% quando comparadas ao mesmo mês de 2017, chegando a 3,3 mil emplacamentos. Além disso, em relação a novembro de 2019, houve uma alta de 15%.

A expectativa é de um novo crescimento neste ano. Desta vez, uma alta de 33% é esperada, chegando a cerca de 50 mil unidades vendidas.

“Em princípio, nossa primeira projeção pode parecer otimista demais, diante das estimativas já anunciadas pela indústria e pelo setor de distribuição, na casa de 11%. Mas considerando a demanda reprimida de 2018, ano em que o dólar flutuou mais próximo de R$ 3,90”, disse Gandini.

Além disso, o presidente da associação de importadores de carros do mercado brasileiro demonstra otimismo em relação à gestão de Jair Bolsonaro. “Acreditamos que o governo fará um trabalho muito bom, mas vamos aguardar porque ainda está muito cedo”.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião