Carrefour (CRFB3): para XP e Genial, cenário de curto prazo será difícil

O Carrefour (CRFB3) divulgou na última terça (19) a prévia de vendas do terceiro trimestre de 2021. Com base na prévia dos resultados, especialistas do mercado avaliaram o desempenho da empresa: a XP manteve recomendação neutra e preço alvo de R$ 24 por ação. O destaque negativo foi o varejo, com cenário desafiador a curto prazo. Já a Genial Investimentos disse que, “em linha com nossas estimativas,  o Atacadão é o grande vencedor”.

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A Genial escreve sobre o Atacadão: “Com 271 lojas e 7 novas lojas abertas no trimestre, o segmento atingiu a marca de R$ 15,5 bilhões em vendas, implicando em um crescimento de 14,3% a/a e +2,7% de ‘vendas mesma loja’ (LfL). Também do lado positivo, há a boa performance do Banco Carrefour, que seguiu seu movimento de recuperação em todas as frentes, totalizando um faturamento de R$ 12,3 bilhões (+25,9% a/a), impulsionado principalmente pelo cartão de crédito do Atacadão, que se beneficiou da expansão acelerada do segmento”.

O Carrefour (CRFB3) possui hoje 36% do market share no atacarejo brasileiro, setor que representa 75% do faturamento do grupo neste trimestre. A divisão de atacarejo se tornou o principal motor de expansão da companhia. O segmento conseguiu se destacar mesmo concorrendo com base de comparação forte do ano passado, com crescimento de 25,8% a/a durante o mesmo período em 2020.

Os relatórios foram feitos com base na divulgação prévia dos resultados. O resultado completo do Carrefour será publicado no dia 9 de novembro.

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Desempenho fraco do varejo atrapalha Carrefour

Segundo as análises, o desempenho fraco do varejo travou a empresa. Sobre isso, a Genial comentou: “Do lado negativo, observamos o desempenho da divisão de varejo. Atingindo R$ 5,3 bilhões de vendas totais, o segmento apresentou uma queda de 8% a/a e 13,3% sem considerar os postos de gasolina. O maior impacto ficou para o segmento não alimentar, que, enfrentando uma base muito desafiadora, apresentou uma queda LfL de 29,3% a/a”.

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“Embora vejamos o Carrefour negociado em um valuation atrativo (12,9x P/L 2022), esperamos que os resultados de curto prazo permaneçam desafiadores para o varejo devido à base comparação difícil e à retomada dos encontros sociais fora de casa. Como resultado, mantemos nosso neutro e esperamos por um melhor ponto de entrada no papel”, disse a XP.

Importante destacar, porém, que a a marca própria do Carrefour conseguiu avançar no mercado de varejo, sendo 18% das vendas de alimentos. A Genial Investimentos explica que “o aumento na penetração desses produtos é benéfica para as empresas, já que geralmente são vendidos a preços mais baixos, mas com margens superiores. É um mecanismo eficaz de repasse de preço aos clientes em um cenário de inflação elevada”.

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Bruno Galvão

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