Carrefour e Couche-Tard anunciam encerramento das negociações

O grupo canadense Couche-Tard anunciou que as discussões preliminares para uma transação com o francês Carrefour serão “descontinuadas, em virtude de eventos recentes”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A desistência ocorre na esteira das críticas do governo da França à operação. Na quarta-feira (13), em entrevista à TV France 5, o ministro das Finanças do país, Bruno Le Maire, verbalizou a oposição da gestão Emmanuel Macron à operação, ao argumentar que a fusão poderia colocar em risco empregos e a cadeia de abastecimento francesa.

“O que está em jogo aqui é a soberania alimentar do povo francês”, afirmou Le Maire. “A ideia de que o Carrefour possa ser comprado por um ator estrangeiro – em princípio, não sou a favor de tal movimento.”

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O Couche-Tard e o Carrefour, contudo, destacaram que estenderão as discussões para avaliar “eventuais oportunidades na área de parcerias operacionais”.

“Entre as potenciais áreas de cooperação a serem exploradas estão o compartilhamento das melhores práticas relacionadas a combustíveis, acordos de compra conjunta, parceria em marcas próprias, melhoria na jornada do cliente por meio de inovação, além de formas de otimizar a distribuição de produtos”, ressaltou o Grupo Carrefour Brasil (CRFB3), em fato relevante.

O fracasso das negociações significa que Couche-Tard, que é a maior proprietária independente de lojas de conveniência e postos de gasolina na América do Norte, não vai agora unir forças com um dos maiores varejistas de alimentos da Europa para criar uma potência de varejo de mais de US$ 50 bilhões. O grupo combinado teria sido o terceiro maior varejista globalmente, depois do Walmart e do Schwarz Group, dono da loja de descontos alemã Lidl.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

O presidente e executivo-chefe do Couche-Tard afirmou que parcerias operacionais com o Carrefour se alinham com a estratégia do grupo de se tornar um varejista líder global. Em comunicado à imprensa, a companhia informou que fará conferência com analistas para comentar o assunto, às 10h (de Brasília, 8h em Quebec) desta segunda-feira (18).

Venda de fatia no Carrefour traria perdas para o bilionário Bernard Arnault, diz agência

Os três maiores acionistas do Carrefour, que juntos controlam cerca de 23% das ações e se beneficiam do direito de voto duplo sob a lei de valores mobiliários francesa, estavam abertos a vender suas participações para facilitar o negócio, disseram pessoas próximas ao negócio anteriormente ao Financial Times.

Eles incluem o homem mais rico da França, o bilionário LVMH Bernard Arnault e a família Moulin, responsável pelo grupo de lojas de departamentos Galeries Lafayette.

Se o Carrefour fosse comprado pela empresa canadense Alimentation Couche-Tard, o veículo de investimento do bilionário Arnault teria prejuízo devido a sua participação na varejista francesa. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (14) pela “Bloomberg”.

Carrefour e Couche-Tard anunciam encerramento das negociaçõesCarrefour e Couche-Tard anunciam encerramento das negociações

Arnault teria um preço de oferta próximo a menos da metade do nível da cotação das ações da varejista francesa quando investiu na empresa. De acordo com a Bloomberg, a Couche-Tard ofereceu 20 euros por ação da rede de supermercados francesa, enquanto as ações do Carrefour eram negociadas a 47 euros, em média, em março de 2007, quando o Groupe Arnault comprou os papéis.

Com isso, o negócio avaliou sua participação no Carrefour em cerca de 1,5 bilhão de euros. A empresa canadense está oferecendo 900 milhões de euros pela participação do grupo de investimento.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião