Carnaval 2023: Veja como se proteger de golpes financeiros durante a folia

O Carnaval 2023 já está na porta e promete animar os participantes da festa que foi fortemente impactada pela pandemia da Covid-19 nos últimos anos. Contudo, entre uma música e outra, o folião deve tomar alguns cuidados para não cair em golpes e curtir o momento sem prejuízos financeiros no futuro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

No meio da folia do Carnaval, os cartões de crédito e débito podem ser facilmente perdidos e/ou furtados. Por isso, uma das dicas dos especialistas é que esses itens fiquem guardados em lugares seguros e próximos ao corpo, como pochetes e doleiras.

“Evite bolsas, mochilas grandes e até mesmo bolsos de bermudas com zíper. No meio do bloquinho, é muito comum as pessoas não perceberam que alguém mexeu nesses lugares”, alerta a equipe do banco digital Digio.

A Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, também faz algumas recomendações para quem vai utilizar os cartões no Carnaval:

  • Sempre confira o valor na maquininha antes de aproximar ou digitar a senha do cartão;
  • Se o visor da maquininha estiver quebrado ou com algum defeito, não pague;
  • Decore sua senha e cuidado para ninguém olhar na hora de digitá-la;
  • Cadastre para receber mensagens do banco emissor sempre que seu cartão for utilizado.;
  • Em caso de perda ou roubo do cartão, entre em contato imediatamente com a central de atendimento do cartão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além das dicas com os cartões, o folião também deve ficar de olho no celular para evitar a perda do aparelho. Antes de colocar glitter no corpo e ir para o bloquinho, os especialistas recomendam que o público anote do IMEI (International Mobile Equipment Identity) do telefone.

Assim, caso o aparelho seja perdido ou levado por criminosos, é possível bloqueá-lo de forma remota, entrando em contato com a operadora. Ferramentas disponíveis nos smartphones como os serviços de localização remota também ajudam a encontrar os aparelhos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Carnaval 2023: Ferramenta do Nubank oferece segurança extra

Os clientes do Nubank (NUBR33) contam com uma camada extra de segurança durante a folia graças ao Modo Rua, ferramenta que permite com que os usuários definam um limite máximo para transações fora de casa.

As festas do Carnaval 2023 já começaram ao redor do País e se intensificam a partir desta sexta (17), indo até a próxima terça (21).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião