Câmara vota nesta quinta último ponto da reforma administrativa; entenda

Nesta quinta-feira (23), a Câmara dos Deputados analisa o último ponto da Medida Provisória (MP) 870, referente a reforma administrativa do presidente Jair Bolsonaro. A reforma modificou a estrutura do governo ao reduzir de 29 para 22 números de ministérios.

O último destaque da reforma administrativa que precisa ser analisado trata sobre a proibição da investigação de corrupção por auditores da Receita Federal. A proposta proíbe o auditor de investigar crime que não seja de ordem fiscal.

A votação foi adiada após líderes do Centrão alegarem que o PSL e a oposição descumpriram acordo durante a votação. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, encerrou sem a análise do último destaque.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Durante a sessão:

  • conselho de Controle de Atividades Financeira (Coaf) foi tirado das mãos do ministro de Justiça, Sérgio Moro;
  • rejeitaram o desmembramento do Ministério do Desenvolvimento Regional em duas pastas;
  • retiraram a Funai do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos
  • rejeitaram a recriação do Ministério da Cultura;
  • rejeitaram a recriação do Ministério do Trabalho.

Câmara aprova transferência do Coaf para o Ministério da Economia

Foi aprovado pela Câmara dos Deputados a transferência do Coaf para o ministério da Economia. O objetivo do governo era de que o órgão responsável pelo combate a fraudes financeira e de lavagem de dinheiro, fosse subordinado ao Ministério da Justiça.

Saiba Mais: Câmara aprova transferência do Coaf para o Ministério da Economia

No entanto, os opositores e o Centrão pressionaram o governo para que o Coaf ficasse vinculado ao Ministério da Economia.

Desmembramento do Ministério do Desenvolvimento Regional

A proposta do líder do Senado, Fernando Bezerra, tinha como objetivo desmembrar em duas pastas: Integração Nacional e Cidades.

Saiba Mais: Bolsonaro cede e decide recriar dois ministérios para entregá-los a políticos

Bezerra acreditava que poderia ter sido aprovado quando declarou no dia sete de maio após a reunião com o ministro Paulo Guedes que “ficou decidido que o Ministério do Desenvolvimento Regional vai ser desmembrado. E será recriado o Ministério das Cidades e o Ministério da Integração Nacional.”

No entanto, na última semana Bolsonaro criticou o projeto e a ideia foi abandonada pelos parlamentares.

Funai retorna ao Ministério da Justiça

Ficou decido que a Fundação Nacional do Índio ficará sob a responsabilidade do Ministério da Justiça com objetivo de realizar demarcação de terras indígenas.

Inicialmente a Medida Provisória transferia o objetivo para responsabilidade do Ministério da Agricultura. Já o órgão para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com a ministra Damares Alves.

No entanto, os parlamentares temiam que interesses ruralistas entrassem em conflito com os dos índios.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Sessão

Após o tumulto da última sessão ficou decidido a análise do último destaque da reforma administrativa para esta quinta-feira, às 9h.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião