Caixa Seguridade (CXSE3) quer IPO de seguros do Banco Pan (BPAN4), diz coluna

A Caixa Seguridade (CXSE3) quer dar continuidade ao seu pipeline de desinvestimentos realizando a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) do braço de seguros do Banco Pan (BPAN4), a qual ainda mantém uma participação acionária. As informações foram relevadas pelo Broadcast nesta quinta-feira (10).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

As operações do Pan no ramo contemplam a seguradora chamada Too e uma corretora, operacionalizada em sociedade com o BTG Pactal (BPAC11). Caso o IPO não seja possível, o desinvestimento da Caixa Seguridade poderá ser feito através da venda a um investidor estratégico — movimento chamado de dual track pelo mercado.

Segundo a coluna, a saída da Too Seguros é apenas um dos desinvestimentos listados pela estatal. A companhia não quer ter ligação com o que não faz parte de seu core business. Também estão inclusas as sociedades com a sócia francesa CNP Assurances, que hoje são oito. Dessas duas devem permanecer próximas da Caixa Seguridade, a seguradora digital Youse, e uma operação de seguro habitacional.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A estatal já teria contratado bancos de investimento para a operação, recebendo o que é chamada de solicitação de propostas (request for proposal, ou RFP, em inglês). A partir disso, serão estudadas modelagens para os desinvestimentos.

A instituição já havia revelado, em sua primeira teleconferência após a abertura de capital, que está focada na “bancassurance”, termo atribuído à operação com canais associados ao banco como estratégia de crescimento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Segundo o Broadcast, esse viés pode ser reforçado agora com a chegada de Camila de Freitas Aichinger à presidência da empresa. A executiva ocupava o cargo de liderança na frente comercial da Caixa Seguridade até esta semana, quando o então CEO Eduardo Dacache renunciou ao cargo.

Wiz também está na mira da Caixa Seguridade

Na última terça-feira (8), a Wiz (WIZS3) disse que tomou conhecimento da intenção da Caixa Seguridade em vender a participação acionária indireta detida na empresa, após a deliberação do Conselho de Administração da estatal.

Os desinvestimentos da holding de seguros da Caixa também miram a Previsul, de previdência privada, a CNP Capitalização (antiga Caixa Capitalização) e CNP Consórcios (antiga Caixa Consórcios).

Com a otimização dos negócios não considerados essenciais, a Caixa Seguridade espera destravar valor aos acionistas, comenta a coluna.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião