Ícone do site Suno Notícias

Caixa registrou em julho maior valor histórico mensal no crédito imobiliário

Caixa registrou em julho maior valor histórico mensal no crédito imobiliário

Caixa registrou em julho maior valor histórico mensal no crédito imobiliário

O vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Jair Mahl, informou nesta terça-feira (29), durante  painel da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), que o banco registrou em julho o “maior valor histórico mensal” de financiamentos imobiliários.

“O setor tinha tudo para entrar em uma crise enorme após a pandemia. Mas todos os atores se envolveram e nós conseguimos não só vencer, mas também crescer”, declarou o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal.

Mahl destacou que o crédito imobiliário corrigido pelo IPCA já representa 30% dos novos financiamentos originados, um valor considerado consistente. Uma das vantagens da carteira corrigida pela inflação é a possibilidade da comercialização no mercado secundário, gerando recursos para serem aplicados em novos financiamento à compra e à construção de imóveis, ressaltou.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo o executivo, a Caixa está terminando seus estudos para fazer a securitização das carteiras de crédito e deve lançar ainda neste ano a primeira oferta de certificados de recebíveis imobiliários. “Estamos terminando os estudos para que tenha atração do mercado. Acreditamos que será um sucesso”, comentou.

Caixa aumenta o comprometimento de renda em crédito imobiliário

A Caixa Econômica Federal elevou no dia 20 de agosto o percentual de comprometimento de renda com crédito imobiliário em linhas atreladas ao IPCA, indicando que o nível pode aumentar ainda mais no futuro. O banco elevou o percentual permitido de 20% para 22%.

Durante um evento virtual da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o presidente-executivo do banco estatal, Pedro Guimarães, indicou que “podemos elevar esse nível de comprometimento para 25%”, alimentando o crédito imobiliário no país.

Saiba Mais: Caixa aumenta o comprometimento de renda em crédito imobiliário

A Caixa lançou em 2019 a linha de crédito imobiliária corrigida pelo IPCA, no então, elas possuíam um teto menor do que as das linhas prefixadas, que permitem comprometer até 30% da renda.

Pedro Guimarães salientou na apresentação que, até o momento, a Caixa já liberou mais do que o montante emprestado em todo o ano passado. Em 2020, cerca de R$ 20 bilhões foram liberados em crédito imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

Com informações do Estadão Conteúdo.

 

Sair da versão mobile