C6 Bank suspende contratação de consignado em meio a reclamações

O C6 Bank teve que suspender suas operações de crédito consignado por determinação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), em uma medida que envolve as transações por meio eletrônicos e de correspondentes bancários.

 

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De acordo com reportagem do Valor Econômico, a medida da Senacon ocorreu em meio a um grande aumento no volume de reclamações referentes a empréstimos não solicitados e depósitos efetuados sem autorização na conta de consumidores, o que resultou em cobranças indevidas.

Segundo os dados da Senacon, as reclamações passaram de 90 para mais de 1800 no período analisado.

O Senacon determinou a suspensão de contratação de crédito consigando pelo C6, a não ser que exista uma solicitação por escrito dos clientes. Além disso, foi determinada a suspensão cautelar de contratações pelos correspondentes bancários, tanto por escrito quanto por meios eletrônicos.

Caso as medidas não sejam cumpridas, o C6 pagará multa de R$ 100 mil para cada operação contratada de forma indevida.

Crédito consignado vive fase de aquecimento

O mercado de crédito consignado passou por um aquecimento depois que a margem de comprometimento da renda dos aposentados e pensionistas do INSS foi ampliada.

Segundo a Agência Câmara, a Medida Provisória 1006/20 ampliou a margem para 40% do valor do benefício, dos quais 5% devem ser destinados para saque ou pagamento da fatura do cartão de crédito.

Antes, era permitido comprometer 30% do benefício e mais 5% com cartão, somando 35%.

O novo limite ficou válido em outubro e era vigente somente até o dia 31 de dezembro, mas foi prorrogada até março.

De acordo com o Senacon, a maioria dos consumidores que relataram problemas são idosos beneficiários do INSS.

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Procon-SP notificou C6 Bank em outubro

Em 20 de outubro, o Procon-SP havia informado que notificou o Banco C6 Consignado, que é controlado pelo C6 Bank, e pediu explicações referentes ao crescimento no número de reclamações registradas pelos consumidores sobre a companhia.

Segundo o Procon, os clientes do C6 Consignado se queixaram, principalmente, sobre a cobrança de operações de empréstimo consignado que não foram contratados. Além disso, alegaram dificuldades para resolver o problema por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da instituição.

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Queixas sobre consignado aumentaram em dezembro, diz Procon-SP

No início de dezembro, o Procon-SP informou que houve um aumento de 887% nas reclamações por cobrança indevida no crédito consignado em novembro na comparação com igual mês de 2019. Em novembro, foram 829 queixas, ante 84 no mesmo período do ano passado.

As reclamações contra crédito consignado em geral tiveram 2.290 registros de janeiro a novembro do ano passado. Nos 11 meses deste ano, foram 5.426, o que representa um crescimento de 137%.

De acordo com o Procon, o consumidor deve reclamar ao notar um desconto no benefício referente a um empréstimo não contradado, o que pode ser feito com a instituição financeira, com o INSS ou pelo telefone 135.

Procurado pela SUNO Notícias, o C6 Bank disse que não ia se manifestar sobre o assunto.

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Natalia Gómez

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