BRF (BRFS3) e AES (AESB3) terão joint venture de energia eólica

A BRF (BRFS3) criará uma joint venture com a AES Brasil Energia (AESB3) e construirá um parque de energia eólica no Complexo Eólico Cajuína, localizado no Rio Grande do Norte.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Na construção do parque de energia eólica, a BRF deve investir um montante de R$ 80 milhões até o início das operações, que deve ocorrer em 2024. Isso, considerando que cada MW instalado deve custar cerca de R$ 5,2 milhões.

“O Projeto possuirá 160 MW de capacidade eólica instalada, equivalentes a 92 MW médios de energia assegurada a P50, dos quais 80 MW médios serão comercializados por meio de um contrato com prazo de 15 anos a ser firmado entre JV e BRF na data do fechamento da operação e com início de vigência em 2024″, diz o fato relevante da AES.

Segundo a BRF, a joint venture fica em linha com a Visão 2030, a política de sustentabilidade da produtora de proteínas – que também visa zerar emissões de gases de efeito estufa até 2040.

“Com essa parceria, a companhia atenderá cerca de um terço de suas necessidades energéticas no Brasil, e evolui com sua meta de chegar a 2030 com mais de 50% da matriz energética proveniente de fontes renováveis e limpas, além de mitigar riscos de escassez de abastecimento e operar com custos mais competitivos”, diz o frigorífico.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

No mesmo sentido, a BRF é uma das únicas companhias do Brasil que emite Green Bonds – títulos de dívidas emitidos com a finalidade de captar recursos para investimentos em projetos sustentáveis.

Uma joint venture, vale frisar, é um empreendimento conjunto, formado por duas ou mais companhias que compartilham lucros, governança e responsabilidades. Um exemplo recente é a novata na bolsa Raízen (RAIZ4), que é da Shell e da Cosan (CSAN3).

Iniciativa é semelhante a da Renner

Em iniciativa análoga, as Lojas Renner (LREN3) fecharam contrato com a Enel (ELPL3) para a compra de energia eólica para atender a demanda de 170 lojas, além de seu novo centro de distribuição.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

A parceria é inédita, já que o contrato é de longo prazo e a energia fornecida virá de um parque eólico já determinado da Enel que entrará em operação no fim deste ano.

Enquanto a usina da Enel no município de Tacaratu (PE) não fica pronta, parte do consumo da Renner já começa a ser atendida por energia de fonte renovável vinda de outras usinas da companhia de energia elétrica.

Cotação de BRF

Segundo o último pregão, da segunda (16), cada ação ordinária da BRF custava 23,14, representando queda de 3%. No acumulado anual, a companhia já subiu 9,7%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião