Braskem (BRKM5): Rumores de venda fazem preço e ações disparam quase 10%

As ações da Braskem (BRKM5) disparam mais de 9,6% no intradia desta sexta-feira (16) por volta das 13h45, com o mercado financeiro digerindo novos rumores sobre um avanço na venda da fatia da Novonor na companhia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

As notícias iniciais surgiram através da coluna do jornalista Lauro Jardim, que revelou que o presidente da Petrobras (PETR4), Jean Paul Prates, passou o período de Carnaval no Oriente Médio, onde se reuniu com representantes da Adnoc – companhia de petróleo de Abu Dhabi, uma das principais interessadas na compra de fatia na Braskem.

Segundo o colunista, Jean Paul Prates se reuniu com Sultan Al Jaber, atual presidente da Adnoc. Nesse sentido, foram retomadas as negociações para comprar a participação da Novonor na petroquímica.

O movimento é relevante pois, apesar da fatia a ser vendida pertencer a Novonor, é necessário o sinal verde da estatal brasileira, dado que a companhia tem direito de preferência na compra.

Mais tarde, o próprio Prates informou em uma rede social que se reuniu em Abu Dhabi com o ministro da Indústria e Tecnologia dos Emirados Árabes Unidos, presidente da COP28 e também CEO da Adnoc.

O encontro, segundo ele, teve como tema a Braskem, além de outras oportunidades em gás offshore, refino e outras chances em petroquímica.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Atualmente a Novonor controla a Braskem, com 50,1% do capital ordinário, enquanto Petrobras tem 47%.

Prates, porém, já afirmou que o setor não se limita à Braskem, mas ainda não decidiu se vai ficar na empresa. Segundo ele, são necessárias várias reuniões porque o assunto é extremamente complexo.

Desempenho das ações da Braskem

Cotação BRKM5

Gráfico gerado em: 16/02/2024
1 Ano

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião