AGENDA

Braskem (BRKM5) e Cosan (CSAN3) se juntam para alavancar economia circular e neutralidade de carbono

Braskem (BRKM5) e Cosan (CSAN3) se juntam para alavancar economia circular e neutralidade de carbono
Ações da Braskem caem 12% no acumulado de 2022 após figurarem no topo da bolsa brasileira em 2021 - Foto: Reprodução Instagram

A Cosan (CSAN3) e a Braskem (BRKM5) anunciaram uma parceria para alavancar a economia circular e neutralidade de carbono.

Em nota, as Braskem e Cosan (junto a suas empresas Raízen (RAIZ4), Compass, Comgás, Moove e Rumo (RAIL3)) dizem que vão conduzir iniciativas para reduzir as emissões de carbono, diminuir o consumo de energia e o uso de recursos naturais, além de promover a disseminação de boas práticas ambientais e sociais.

“Um exemplo disso, é a cadeia de produção do plástico verde, proveniente da cana-de-açúcar, uma matéria-prima renovável, e que evita a emissão de 3kg de CO2 para cada kg de plástico fabricado. Outro, é a agenda de inovação que vem sendo conduzida pelas empresas para substituir insumos fósseis por matérias-primas renováveis na produção de químicos”.

Segundo as empresas, uma frente da parceria que terá início imediato é a de ressignificar o destino de parte dos resíduos gerados em corridas de ruas patrocinadas pela Cosan.

As duas empresas estão conduzindo um projeto para recolher, nos eventos esportivos, copos plásticos que serão reciclados e transformados em lixeiras que serão doadas para escolas públicas, gerando impacto social positivo. A primeira ação já aconteceu e foram coletados 850 kg de copos de polipropileno, quantidade que será transformada em mais de 500 lixeiras.

Nos últimos cinco anos, a captura de carbono da relação comercial entre o grupo Cosan, por meio do fornecimento de etanol da Raízen, e a Braskem foi de 2,4 milhões de toneladas, o que equivale à plantação de quase 17 milhões de árvores. Com a continuidade da parceria entre as empresas na frente comercial, a expectativa é de nos próximos cinco anos capturar mais de 3 milhões de toneladas de CO2, o que equivale a mais de 21 milhões de árvores plantadas.

Cotação da Braskem e da Cosan

Por volta das 15h10 dessa quinta-feira (18), a ação da Cosan (CSAN3) operava em alta de 0,29%, valendo R$ 20,95. Ao mesmo tempo, o papel da Braskem (BRKM5) avançava 0,80%, valendo R$ 46,58.

Com informações do Estadão Conteúdo

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião

Comece 2022 investindo nos melhores Fundos Imobiliários

Baixar agora!