Ícone do site Suno Notícias

Brasil está preparado para possível crise internacional, diz Campos Neto

Campos Neto diz que momento exige cautela na política monetária

Campos Neto diz que momento exige cautela na política monetária

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que o Brasil está preparado para uma possível crise internacional. A declaração ocorreu, nesta segunda-feira (2), em um vento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

De acordo com Campos Neto, a instabilidade global poderia ocorrer em um ambiente de juros baixos nos países com economias mais avançadas. Por outro lado, o avanço das reformas e a inflação controlada são fatores que contribuem para a estabilidade do Brasil neste cenário.

“O Brasil está muito bem preparado para isso, com inflação bem ancorada. Houve avanço de reformas”, salientou o presidente do BC.

Segundo o economista, a revisão constante da perspectiva de crescimento da economia global é o alvo das discussões nos fóruns internacionais.

Em outubro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a previsão de crescimento da economia global em 2019 para 3%. Em contrapartida, o presidente do BC salientou que estimativa positiva nos países asiáticos está fazendo com que a previsão de avanço econômico mundial seja um pouco melhor.

Campos Neto fala sobre entrada de capital estrangeiro no Brasil

Durante o evento na Febraban, Campos Neto falou ainda sobre a entrada de capital estrangeiro no Brasil. Segundo o economista, é necessário que uma medida de proteção cambial com isenção tributária avance para estimular a entrada.

Leia também: Campos Neto diz que houve um “movimento atípico no câmbio”

O presidente da autoridade monetária ressaltou que essas medidas farão com que os investidores estrangeiros tragam dinheiro para o País sem se preocupar com o risco Brasil.

“A curva longe [de juros] está baixa e algumas empresas entendem que é mais interessante trazer as dívidas em dólares. Além disso, também estamos em um momento de conversão, onde há um volume de recursos investido no portfólio muito grande, aumentando o fluxo com investimento em real pelo interesse maior em uma taxa de retorno de retorno mais atrativa”, disse Campos Neto.

Sair da versão mobile