Brasil aciona Estados Unidos na OMC contra tarifaço de Trump

O governo federal brasileiro deu entrada na Organização Mundial do Comércio (OMC) com um “pedido de consulta” contra os Estados Unidos, em reação ao tarifaço imposto pelo presidente norte-americano, Donald Trump, às exportações brasileiras, medida que entra em vigor nesta quarta-feira, 6. A informação é do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/08/Artigos-e-Noticias-Banner-Materias-01-Desktop_-1420x240-2-png.webp

Na segunda-feira, 4, o Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior (Camex) havia autorizado o MRE a acionar o mecanismo de solução de controvérsias da OMC sobre as medidas tarifárias impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

Na mesma segunda-feira, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, já havia adiantado a aprovação da consulta pelo órgão. “O presidente Lula agora vai decidir quando fazê-lo e como fazê-lo”, acrescentou.

A entrada na OMC, contudo, tende a ter caráter simbólico, uma vez que o órgão de apelação da OMC está inativo pela falta de indicação do membro norte-americano.

Com Estadão Conteúdo

Tarifaço de Trump entra em vigor

O tarifaço anunciado pelo presidente norte-americano Donald Trump de 50% sobre produtos brasileiros aos Estados Unidos entrou em vigor nesta quarta-feira. 

A tarifa representa uma sobretaxa a uma alíquota de 10% que já estava em vigor aos produtos do Brasil exportados aos Estados Unidos, anunciada por Trump no início do ano. Até o momento, o governo brasileiro e o mandatário norte-americano não demonstraram avanços significativos em possíveis negociações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião