Boring Company e seu primeiro túnel para transporte de alta velocidade

Elon Musk é fundador das empresas Tesla (carros elétricos) e da SpaceX (transporte espacial). Entretanto, além das fabricantes de foguetes e de automóveis, outra empresa inovadora do empreendedor, a Boring Company, alcançou um importante avanço, na última terça-feira(18).

A Boring Company inaugurou o primeiro túnel de transporte subterrâneo de alta velocidade, em Los Angeles.

Com uma extensão próxima de dois quilômetros, o túnel tem início na sede da SpaceX (altura da 120th Street). Além do túnel, o protótipo inclui dois elevadores para transportar passageiros nos veículos autônomos que irão operar sob a terra.

Um dos elevadores está sendo construído na garagem de uma residência. O objetivo da Boring Company é mostrar que as estações de embarque e desembarque podem ser construídas em lugares pequenos.

De acordo com Elon Musk, a Boring Company deve oferecer passeios gratuitos nos próximos meses. Entretanto, algumas pendências regulatórias devem ser resolvidas em Los Angeles. Além disso, apenas passageiros convidados pela empresa, poderão acessar o sistema.

Transporte

Ainda não é certo a forma como será realizado o transporte no túnel durante a fase de testes.

De acordo com a empresa, as plataformas poderão levar os veículos a uma velocidade de 250 km/h, aproximadamente.

Conhecido como Loop, os veículos propostos pela Boring Company poderão transportar pedestres e ciclistas.

O ‘Loop’ têm capacidade para 16 passageiros (Foto: divulgação Boring Company)

Há também a ideia de um Hyperloop, que seriam cabines pressurizadas a vácuo, alcançando uma velocidade máxima de 1000 km/h.

Saiba mais: Elon Musk apresenta protótipo de túnel de alta velocidade

Transporte 3D

De acordo com Musk, o objetivo é promover alternativas eficientes de transporte. Desta forma, para diminuir a dependência dos carros seria necessário a criação de rotas de transporte em três dimensões:

  1. Via ar;
  2. Via terrestre;
  3. Via subterrânea.

Conforme a Boring Company, com o transporte terrestre saturado, restaria as opções aérea e subterrânea.

Entretanto, a opção pela via subterrânea aconteceu porque “túneis são à prova do clima, não atrapalham a vista e não cairão sobre suas cabeças.”

Além disso, a empresa garante que terremotos não serão mais perigosos. “Do ponto de vista estrutural, o túnel se move uniformemente com o chão, diferente de estruturas na superfície. E muito dos danos causados por terremotos são na verdade resultado de desabamentos”, explica a Boring.

De acordo com Elon Musk, no protótipo do túnel pode eventualmente se mostrar inviável durante os testes. Mas a companhia está confiante em relação a obtenção de resultados positivos.

Além disso, outros túneis já estão em desenvolvimento pela Boring Company, tanto em Los Angeles, quanto em Chicago.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião