Ícone do site Suno Notícias

Autonomia do BC: Bolsonaro diz que projeto depende da sua sanção

Autonomia do BC: Bolsonaro diz que projeto depende da sua sanção

Autonomia do BC: Bolsonaro diz que projeto depende da sua sanção

O presidente da República, Jair Bolsonaro, declarou nesta sexta-feira (12) que o projeto de autonomia do Banco Central (BC) depende da sua sanção, no entanto, o parlamento tem a “última palavra”.

Bolsonaro anunciou na última quinta-feira (11) durante transmissão ao vivo nas redes sociais, que o governo deve vetar alguns trechos da proposta de autonomia do BC.

“A gente aprovou a independência do Banco Central. Dependendo da minha sanção, vou deixar bem claro. A última palavra é do parlamento. Quando veta alguma coisa, o parlamento decide lá na frente”, disse para apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

O mercado “não reage como a gente pensa”, afirmou o mandatário ao falar sobre a aprovação do projeto pelo Congresso. “A bolsa, o dólar não reage como a gente pensa”, concluiu.

Câmara dos Deputados aprova autonomia do Banco Central

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (10) o texto principal sobre a autonomia do Banco Central (BC).

A autonomia do Banco Central foi aprovada com 339 votos a favor e 114 contrários.

O Projeto de Lei 19/2019 já havia passado pelo Senado em novembro do ano passado. Agora a lei segue para a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro.

A reforma é defendida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como forma de controlar a inflação.

Segundo Guedes, “A autonomia do Banco Central é um projeto antigo, um sonho de mais de 40 anos. É um projeto decisivo para garantir estabilidade monetária do país, para garantir o poder de compra da moeda, dos salários, das aposentadorias e até das execuções orçamentárias”.

A aprovação da autonomia do Banco Central é uma vitória para o governo, na primeira votação importante após a eleição do novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A expressiva maioria dos votos mostra como o Executivo conseguiu construir uma base aliada após as articulações com o centrão do começo do ano.

Com informações do Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile