Câmara dos Deputados aprova autonomia do Banco Central

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) o texto principal sobre a autonomia do Banco Central (BC).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A autonomia do Banco Central foi aprovada com 339 votos a favor e 114 contrários.

O Projeto de Lei 19/2019 já havia passado pelo Senado em novembro do ano passado. Agora a lei segue para a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro.

A reforma é defendida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como forma de controlar a inflação.

Segundo Guedes, “A autonomia do Banco Central é um projeto antigo, um sonho de mais de 40 anos. É um projeto decisivo para garantir estabilidade monetária do país, para garantir o poder de compra da moeda, dos salários, das aposentadorias e até das execuções orçamentárias”.

A aprovação da autonomia do Banco Central é uma vitória para o governo, na primeira votação importante após a eleição do novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A expressiva maioria dos votos mostra como o Executivo conseguiu construir uma base aliada após as articulações com o centrão do começo do ano.

Com essa mudança, o Banco Central do Brasil se torna mais parecido com os Banco Centrais de outros países, como Estados Unidos, México, Reino Unido e também da União Europeia (UE).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Projeto de autonomia do Banco Central

De acordo com o texto, o objetivo principal da autoridade monetária é assegurar estabilidade preços. Por sua vez, como objetivo secundário está suavizar as flutuações do nível de atividade econômica, zelar pela solidez e eficiência do Sistema Financeiro Nacional. Além do fomento ao pleno emprego.

O BC será autônomo e não independente, dessa forma, a instituição não poderá definir suas próprias metas. O texto estabelece que a autoridade monetária deverá seguir metas definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Atualmente, a instituição é subordinada ao Ministério da Economia e seu presidente tem status de ministro. O presidente da República pode revogar o mandato do presidente do BC em qualquer momento.

Com o projeto, a autarquia passaria a não ter vinculação com o Executivo.

O texto estabelece alterações no mandato para o presidente e a diretoria do banco. Os mandatos não serão coincidentes com o do presidente da República.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

O mandato do presidente do Banco Central será de quatro anos, com início no dia 1º de janeiro do terceiro ano de mandato do presidente da República. .

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião