Bolsonaro diz que ‘democracia só existe se Forças Armadas quiserem’

O presidente Jair Bolsonaro declarou nesta quinta (7) que “democracia só existe se as Forças Armadas assim o querem”. A fala foi feita durante cerimônia de comemoração de 211 anos do Corpo de Fuzileiros Navais, no Rio de Janeiro.

Bolsonaro também disse que quer governar ao lado “daqueles que amam a Pátria, daqueles que respeitam a família, daqueles que querem a aproximação com países que têm ideologia semelhante à nossa e daqueles que amam a democracia e a liberdade”.

Saiba mais: Apoio do mercado ao governo Bolsonaro cai 16 pontos em fevereiro

Dois dias após ter publicado um vídeo obsceno no Twitter, o presidente não falou com a imprensa. Ele discursou durante quatro minutos no evento, realizado na Fortaleza de São José da Ilha de Cobras, no centro da cidade.

Saiba mais: Alguns pontos da reforma da Previdência são negociáveis, diz Bolsonaro

A declaração de que a democracia é uma concessão das Forças Armadas ao País gerou críticas dos opositores. O petista Fernando Haddad, derrotado por Bolsonaro nas eleições, disse que “infelizmente, o presidente não atendeu a imprensa para explicar o raciocínio”.

Num longo discurso de quatro minutos, Bolsonaro diz a militares que democracia só existe se as Forças Armadas quiserem. Infelizmente, o presidente não atendeu a imprensa para explicar o raciocínio. https://t.co/msV7l5es6w

— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) 7 de março de 2019

Ivan Valente, deputado federal pelo PSOL, afirmou que Bolsonaro ataca a Constituição, que diz “Todo poder emana do povo”.

Democracia só existe se as Forças Armadas assim o quiserem, diz Bolsonaro

Ele ataca a Constituição que diz “Todo poder emana do povo”. Mais uma vez comete crime de responsabilidade e atenta contra a dignidade do cargo. Pior, constrange os militares a assumirem o autoritarismo.

— Ivan Valente (@IvanValente) 7 de março de 2019

O vice-presidente Hamilton Mourão fez questão de colocar panos quentes sobre a declaração, ao chegar a seu gabinete no Palácio do Planalto. “O que que o presidente quis dizer? Ele está sendo mal interpretado. O presidente falou que onde as Forças Armadas não estão comprometidas com democracia e liberdade, esses valores morrem. É o que acontece na Venezuela. Lá, infelizmente, as Forças Armadas venezuelanas rasgaram isso aí. Foi isso que ele quis dizer”, afirmou.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião