Ícone do site Suno Notícias

Bolsas mundiais avançam com início da transição de governo nos EUA

Ibovespa hoje

Ibovespa hoje

As bolsas mundiais operam no azul pelo segundo dia consecutivo após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que seus assessores colaborariam com a transição do governo para Joe Biden, presidente eleito na eleição do início deste mês. O mercado enxerga a notícia de forma positiva, amenizando as incertezas levantadas por Trump durante todo o processo eleitoral.

Por volta das 8h, assim como a maior parte das bolsas mundiais, o S&P 500 futuro subia 0,80%, para 3.604,38 pontos, enquanto o Dow Jones avançava 1,08%, a 29.865,0 pontos. A Nasdaq, por sua vez, tinha uma alta de 0,30%, para 11.939,88 pontos.

Após um longo período de falas de Trump desconfiando do processo eleitoral norte-americano, os investidores buscam indícios de que as tensões devem ser arrefecidas. O chefe da Administração de Serviços Gerais do governo estadunidense afirmou, na última segunda-feira (23), que fornecerá recursos federais a Biden para que a transferência de poder fosse realizada.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O mercado também viu com bons olhos a possível indicação de Janet Yellen, ex-presidente do Federal Reserve (Fed), como secretária do Tesouro. A indicada de Biden recentemente afirmou que a recuperação econômica será “desigual e sem brilho” se o Congresso não fornecer mais recursos para o combate do desemprego e sustento das empresas. Dessa forma, uma das primeiras medidas de Yellen poderia ser um esforço para a expansão dos estímulos financeiros.

As bolsas mundiais, sobretudo na Europa, também ficam de olho na economia do Velho Continente, que tem sido impactada — novamente — pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) nas últimas semanas.

A IHS Markit divulgou na última segunda-feira um relatório sobre as projeções econômicas para a zona do euro. De acordo com os dados, o Produto Interno Bruto (PIB) da região deverá sofrer contrações no quarto trimestre deste ano.

Na manhã desta terça-feira, a Alemanha, maior potência da região, revisou seu PIB do terceiro trimestre e elevou a alta do período. Frente a um resultado de 8,2%, divulgado em outubro, o escritório de estatísticas Destatis disse que a economia alemã avançou 8,5% entre julho e setembro.

Segundo o escritório, o resultado “compensou em parte” o colapso do segundo trimestre, fortemente impactado pela pandemia. Na relação anual, ajustado por condições sazonais, a economia do país caiu 4%, ante uma projeção inicial de retração de 4,3%, segundo o Destatis.

No que se refere às commodities, o barril de petróleo Brent opera em alta no mercado futuro, com avanço de 1,11%, a US$ 46,55. O minério de ferro fechou estável na Bolsa de Dalian, na China, cotado a 876 iuanes por tonelada, equivalente a US$ 133,14.

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 8h20:

As bolsas mundiais e os mercados futuros, mesmo atentos ao avanço das vacinas para o combate à pandemia do novo coronavírus, permanecem incertos quanto a segunda onda da doença. A espera por um medicamento sustenta o otimismo dos investidores, que projetam a volta da normalidade na atividade econômica em todo o mundo.

Sair da versão mobile