Coronavírus: bolsas da China encerram em queda de mais de 7%

As Bolsas de Valores da China apresentaram, no encerramento do pregão, quedas expressivas. Nesta segunda-feira (3), os índices dos mercados acionários registraram baixas de mais de 7%. A desvalorização é devido aos efeitos do coronavírus na economia chinesa.

A principal Bolsa da China, Xangai, fechou em queda de 7,72%, a 2.746,61 pontos. Por sua vez, os papéis negociados na Bolsa de Shenzhen despencaram 8,41%. alcançando 1.609,00 pontos, com o coronavírus no radar.

Essa é a primeira reabertura dos mercados chineses após o feriado prolongado do Ano Novo Chinês, iniciado no dia 23 de janeiro. O governo de Pequim prorrogou compulsoriamente o feriado para tentar conter o surto da doença e limitar os efeitos na economia. A reabertura era prevista para o dia 31 de janeiro. No entanto, a queda ocorreu mesmo com essa medida.

Confira Também: Coronavírus: demanda por petróleo na China despenca 20%

Além disso, se tornou insuficiente a decisão do Banco Central da China de injetar liquidez por 1,2 trilhão de yuan (US$ 174 bilhões) nos mercados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A instituição monetária de Pequim tinha salientado que teria utilizado várias ferramentas de política monetária para garantir que a liquidez nos mercados permaneça razoavelmente ampla.

“O pânico dos investidores se propagou rapidamente a todos os níveis e dominará o mercado a curto prazo”, disse o economista do First Seafront Fund, Yang Delong, à agência de notícias “Reuters”.

Na abertura desta segunda, a Bolsa de Xangai iniciou com uma queda expressiva de 9,1%.

China confirma 360 vítimas do coronavírus

Nesta segunda-feira (horário local e domingo no horário da China), o governo asiático informou que o número de mortes provocadas pela epidemia de coronavírus chegou a 360.

De acordo com a comissão de saúde local, a província chinesa Hubei, epicentro da epidemia de vírus, registrou 56 novas mortes. As autoridades chinesas também informaram que no total há 16,5 mil pessoas infectadas. Somente no dia 2 de fevereiro foram 2.103 novos casos.

Além de 360 pessoas mortas pelo vírus em território chinês, um homem morreu em Manila, nas Filipinas, por causa da infeção. Esse foi o primeiro caso de óbito provocado pela epidemia fora da China. A vítima também era um cidadão chinês, de 44 anos de idade.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião