Bolsa: maioria aprende a investir com influenciadores e rejeita Day trade

A nova leva de investidores na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), de cerca de 2 milhões de pessoas que iniciaram sua jornada de investimentos entre abril de 2019 e abril de 2020 na Bolsa, aprende na internet e rejeita as operações de compra e venda no mesmo dia, o chamado day trade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

De acordo com uma pesquisa divulgada pela B3 nesta segunda-feira (14), esses novos investidores aprendem com a democratização da informação pela internet, principalmente acessando conteúdos de influenciadores – personalidades que falam sobre determinado assunto.

Ao todo, 73% desses novos investidores obtêm informações sobre investimentos na internet e 60% o fazem por meio de influenciadores digitais.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“A transformação digital trazida pelo avanço da tecnologia e o maior acesso à informação foram cruciais para que o mercado de investimentos se desenvolvesse muito nos últimos anos no Brasil. E, nesse cenário, é essencial que as pessoas estejam cada vez mais atentas não só à qualidade dos dados como, também, à credibilidade, reputação e histórico de suas fontes”, disse, em nota, Felipe Paiva, diretor de relacionamento com clientes da B3.

Mesmo com a consulta, a maioria também diz tomar decisões de investimento por conta própria, a partir de conclusões obtidas depois da análise de dados e informações de diversas fontes.

Day trade na Bolsa? Maioria rejeita

Além da crescente influência da internet como fonte de informação, a pesquisa também revelou que a maioria dos investidores no Brasil rejeitam apostar no day trade como forma de criar patrimônio na Bolsa.

De acordo com os dados, poucas pessoas fazem a grande maioria das operações de compra e venda no mesmo dia. Cerca de 65% de todas as operações de day trade realizadas no primeiro semestre de 2020 estão concentradas em um grupo de cerca de dez mil investidores, segundo a pesquisa.

“As pessoas estão buscando investimentos como uma jornada de aprendizado”, disse Paiva.

Dos que optaram por realizar operações de compra e venda no mesmo dia, 60% deles tiveram resultados positivos, com uma mediana de R$ 48 neste ano. Já os 40% que saíram no prejuízo, o resultado negativo teve uma mediana de R$ 38 na Bolsa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

 

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião