Bolsa de valores: quais são as perspectivas para as ações em 2023?

Com a chegada do fim de ano, o mercado passa a se questionar quais são as perspectivas para as ações da bolsa de valores em 2023. Para isso, os agentes vêm observando indicativos, tanto no cenário interno quanto no cenário externo, para o próximo ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Ao longo de 2022, a bolsa de valores brasileira tem apresentado grande volatilidade. Por se tratar de um ano eleitoral, as variações já eram esperadas pelo mercado.

Em abril deste ano, por exemplo, o Ibovespa chegou a superar a marca dos 120 mil pontos. Apesar disso, o principal índice da bolsa de valores brasileira também passou a estar abaixo dos 100 mil pontos em diversos pregões de junho e julho.

O Head da área de Growth da Messem Investimentos, Vinícius Teixeira, comenta que, atualmente, o mercado passa por um momento de “otimismo cauteloso”.

Segundo Vinícius, existem muitas incertezas, especialmente, na questão fiscal. Entre estas, ele cita a questão do respeito ao teto de gastos e a indefinição de nomes que ocuparão cargos importantes — como a pasta da Economia.

“Isso tudo gera uma certa incerteza, que é o que temos acompanhado no mercado, e intensifica bastante a volatilidade”, comenta. O sócio da Messem Investimentos acredita que isso tende a se estender até a definição desses nomes para o futuro governo de Lula.

O que esperar para a bolsa de valores em 2023?

Sobre o que esperar do Ibovespa em 2023, Vinícius, que possui mais de 15 anos de experiência no mercado, acredita que essa desconfiança do mercado ainda vá “assombrar” o primeiro trimestre do ano que vem.

O especialista considera que o mercado passará a ter um pouco mais de paciência, ao mesmo passo que os agentes passam a entender qual será o viés político do novo governo de Lula.

Ele declara que a bolsa de valores brasileira conta com ativos bastante descontados. Segundo Vinícius, a bolsa local é uma das que possui as ações mais baratas do mundo, principalmente depois das quedas recentes. “Ao mesmo tempo, temos visto empresas reportando lucro consideráveis.”

O Head da área de Growth da Messem Investimentos acredita que o início de 2023 deve ser “mais lento, com o mercado digerindo os acontecimentos”. Com base no histórico dos mandatos anteriores de Lula, afirma Vinícius, o petista “tende a ter esse aceno ao mercado, em algum momento”.

“Eu não acho que vai ser algo tão drástico, como alguns esperam, até porque ele [Lula] não tem Congresso para isso”, complementa o especialista sobre as perspectivas para a bolsa em 2023.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/12/Suno-Noticias_BannerA_1000x325.png

As perspectivas para os setores da bolsa

Vinícius acredita que os setores diretamente ligados à infraestrutura tendem a apresentar perspectivas favoráveis em 2023. A perspectiva leva em conta o histórico do novo governo.

O especialista também prevê que os setores ligados ao consumo tendem a desempenhar bem, pois o novo governo deve fazer estímulos mais contundentes relativos ao crédito, endividamento e consumo das famílias. Neste sentido, ele ainda cita o setor bancário com boa perspectiva entre os melhores setores para investir em 2023.

Na outra ponta, Vinícius demonstra bastante pessimismo com as empresas estatais listadas na bolsa de valores. “A gente entra em um viés sem tanta gestão de eficiência nas estatais, e isso traz perda de margem, de eficiência”, argumenta.

Para saber quais são as ações favoritas para 2023, você não pode perder a live que vai acontecer no próximo dia 12, às 20h, com a participação de Tiago Reis, fundador do Grupo Suno, Fernando Ring, da Suno Asset, e Vinícius Teixeira, head da Messem Investimentos. Confira os detalhes aqui.

Investidores devem mitigar a volatilidade

A recomendação para o investidor é, nesse primeiro momento, mitigar a volatilidade. Isso se deve ao contexto atual de mercado mais cauteloso e, posteriormente, com um viés de estímulo ao consumo.

Neste sentido, a indicação é que o investidor:

  • reduza a quantidade de ativos de risco da carteira de investimentos;
  • procure ações de empresas menos suscetíveis à volatilidade política;
  • busque ativos com preço baixo

“Vemos, em alguns momentos, que a volatilidade do mercado também reflete na curva de juros. Isso faz com que ativos de juros fiquem bastante interessantes, e a gente pode olhar com bons olhos esses ativos”, declara.

Fator externo também deve ser considerado

Segundo Vinícius, neste final de ano e começo do ano que vem, outros fatores agravantes — que também podem ditar a tendência do Ibovespa em 2023 — são a desaceleração das economias globais, e o conflito da Rússia com a Ucrânia, trazendo volatilidade para o mercado.

“Durante o ano que vem, algumas empresas podem ganhar tração. À medida que os conflitos se estendam entre Rússia e Ucrânia, o Brasil vai ganhando algum ‘market share’ em algumas commodities, e pode ser que tenhamos boas empresas de commodities ‘surfando’ essa alta nos preços”.

Como o investidor pode aproveitar o cenário

O Head da área de Growth da Messem Investimentos ainda afirma que, para que o investidor consiga aproveitar e tirar rendimentos desse cenário comentado, deve-se buscar oportunidade.

“Acredito que tem muito ativo barato. Acredito que o mercado ainda vai ‘bater’, ainda mais, nas estatais, e isso abre espaço para evoluirmos para alguns ativos bem baratos na carteira — com estatais sendo penalizadas justamente por conta da indefinição do governo”, declara.

A importância do respaldo técnico para trazer mais resultado aos investidores

Em momentos de volatilidade, como o atual, Vinícius Teixeira destaca a importância de haver um respaldo técnico para trazer mais resultado — além de trazer mais tranquilidade — aos clientes.

Para auxiliar os investidores, existem assessores, ou AAIs (Agentes Autônomos de Investimentos) que acompanham o mercado.

“O investimento não pode tirar sua tranquilidade. Ele é feito para, ao longo do tempo, aumentar a sua tranquilidade. Se está tirando o sono, é importante revermos a estratégia”, afirma Vinícius.

Como forma de oferecer esse suporte aos interessados, há empresas como a Messem Investimentos. Segundo o Head de Growth, a companhia é o escritório nº 1 dentro dos escritórios da XP Investimentos.

A Messem Investimentos possui um corpo técnico bastante robusto, com 600 pessoas — entre áreas de suporte e assessoria — para ajudar os investidores na tomada de decisão e buscar resultados mais significativos.

Segundo Vinícius, dentro da Messem, um assessor tem uma equipe de suporte que acompanha diferentes mercados. Com isso, o assessor passa a ter mais tempo para trazer tranquilidade aos clientes.

“Sabemos que, em tempo de volatilidade, o assessor ter tempo para estar próximo do cliente, faz da Messem Investimentos um escritório com grande diferencial, porque propiciamos ao investidor essa segurança: na hora que ele entrar em contato conosco, terá alguém dedicado para explicar, tirar dúvidas e acompanhar qualquer eventual mudança significativa no mercado”, finaliza.

Hoje, a Messem Investimentos possui mais de 35 mil clientes em assessoria, além de mais de R$ 24 bilhões em valor sob sua responsabilidade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/12/Suno-Noticias_BannerC_1000x325.png

Silvio Suehiro

Compartilhe sua opinião