BNDES: novos diretores tomam posse nesta sexta (13); veja quem são eles

O conselho de administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) elegeu quatro novos diretores da instituição financeira. Alexandre Corrêa Abreu, José Luis Pinho Leite Gordon, Nelson Henrique Barbosa Filho e Luiz Augusto Fraga Navarro de Britto Filho tomaram posse nesta sexta (13).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Em comunicado enviado à imprensa, o banco ressaltou que Aloizio Mercadante, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da instituição, e os demais diretores que assumirão o comando do BNDES “serão efetivados nas suas funções após a finalização dos trâmites de governança aplicáveis, incluindo a deliberação pelo conselho de administração do BNDES, prevista até o fim de janeiro”.

Nelson Barbosa, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento durante o governo de Dilma Rousseff, ficou com a diretoria de Planejamento. Ele é o responsável por liderar as áreas de Planejamento Estratégico, de Saneamento, Transporte e Logística e de Energia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Junto a esse posto, o economista assumiu, de forma interina, as áreas de Governo e Relacionamento Institucional, Parcerias em Infraestrutura Social e Serviços Ambientais e de Parcerias em Infraestrutura Econômica e Desinvestimento.

Esse pacote de nomeações também inclui outro ex-ministro: Luiz Navarro, que atuou como ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU). Formado e pós-graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UNB), ele será o líder da área de Compliance e Riscos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A diretoria de Finanças e Crédito Digital para Micro, Pequenas e Médias Empresas está sob o comando de Alexandre Abreu. Ex-presidente do Banco do Brasil, o executivo também ficará, de forma interina, com as áreas de Tecnologia da Informação e de Suporte ao Negócio e de Mercado de Capitais, Participações e Reestruturação de Empresas.

José Luis Gordon completa o time empossado nesta sexta. O economista é o novo titular da diretoria de Desenvolvimento Produtivo e Inovação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Mercadante no BNDES

Um despacho do ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União (TCU), liberou a nomeação do ex-ministro Aloízio Mercadante para a presidência do BNDES. Na visão do magistrado, o aliado do presidente Lula não esbarra na Lei das Estatais.

Durante as eleições, Mercadante foi coordenador do programa de governo do então candidato Lula. Segundo a legislação, não podem ser nomeadas para conselhos de administrações ou diretoria de estatais, incluindo a presidência, “pessoas que atuaram, nos últimos 36 meses, como participantes de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado à organização, estruturação e realização de campanha eleitoral”.

Desde que teve o nome indicado por Lula para o BNDES, o ex-ministro vinha alegando que sua atuação na elaboração do programa de governo se deu de forma voluntária, se restringindo a trabalho intelectual.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Tags
Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião