Equipe de Biden confirma Janet Yellen como secretária do Tesouro dos EUA

Equipe de Biden confirma Janet Yellen como secretária do Tesouro dos EUA
Futura secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen ganhou US$ 7 mi com palestras

A equipe do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou nesta segunda-feira (30) por meio de comunicado a indicação de Janet Yellen, ex-presidente do Federal Reserve (Fed), para comandar o Tesouro dos EUA a partir do próximo ano.

A indicação da secretária do Tesouro havia sido divulgada na semana passada pela imprensa americana, impulsionando uma alta nos mercados acionários, já que a ex-presidente do Fed deve defender mais estímulos fiscais. Yellen será a primeira mulher a comandar o Tesouro.

A ex-presidente do Fed escreveu em sua conta oficial no Twitter que os Estados Unidos enfrentam “grandes desafios como país”.

“Para nos recuperarmos, devemos restaurar o sonho americano – uma sociedade onde cada pessoa pode atingir seu potencial e sonhar ainda mais alto para seus filhos”, afirmou Yellen. “Como secretária do Tesouro, trabalharei todos os dias para reconstruir esse sonho para todos”, acrescentou.

Além disso, o documento ainda traz as seguintes indicações:

  • Wally Adeyemo, como vice-secretário do Tesouro;
  • Neera Tanden como diretora do Escritório de Gestão e Orçamento (OMB, em inglês);
  • Cecilia Rouse como presidente do Conselho de Consultores Econômicos;
  • Jared Bernstein e Heather Boushey, como membros do Conselho de Consultores Econômicos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Sobre Janet Yellen

Nascida em Brooklyn, Nova York, a ex-presidente do Fed se formou em Economia pela Brown University, é doutora em economia pela Universidade de Yale e professora da Universidade da Califórnia em Berkeley. Ela é casada com o economista ganhador do Prêmio Nobel, George Akerlof.

Foi confirmada com apoio bipartidário como presidente do Fed em 2014 e como vice-presidente em 2010, recebendo 11 votos republicanos em sua confirmação de 2014, incluindo o apoio de três senadores republicanos: Richard Burr da Carolina do Norte, Susan Collins do Maine e Lisa Murkowski do Alasca.

Veja Também: EUA: Biden deve nomear Janet Yellen, ex-presidente do Fed, para Secretária do Tesouro

Foi escolhida pelo presidente Barack Obama para liderar o Fed de 2014 a 2018 e além disso, o presidente Trump considerou indicá-la para um segundo mandato, entretanto, por fim optou por Powell, para sucedê-la.

Janet Yellen havia servido anteriormente como governadora do banco central dos EUA de 1994 a 1997, fazendo uma passagem como presidente do Conselho de Consultores Econômicos da Casa Branca no final dos anos 1990.

Com informações do Estadão Conteúdo

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião

Receba as notícias em seu e-mail

EU QUERO