BCE mantém taxa de juros e inicia novo ciclo de ajuda aos bancos

O Banco Central Europeu (BCE) manteve as taxas de juros estáveis em 0% na reunião desta quinta-feira (7). Foi também anunciada uma nova rodada do programa de empréstimos de longo prazo para o sistema financeiro (TLTRO, na sígla em inglês).

O BCE deixou inalteradas as taxas de juros das operações principais de refinanciamento, de empréstimos e de depósitos bancários respectivamente em 0,00%, em 0,25% e em 0,40% negativo.

Saiba mais: A última crise quase acabou com a zona euro, diz Mario Draghi 

O BCE informou que os juros permanecerão nesse patamar até o final de 2019, e não mais até setembro. Uma medida necessária para reforçar a ajuda para a economia da Zona do euro. E amplamente esperada pelos operadores dos mercados financeiros.

Em nota divulgada no final do encontro, o Banco Central Europeu explicou que essa ação “assegurará que a inflação continue a convergir de forma estável em níveis inferiores porém próximos de 2% no médio período”.

Segundo o presidente do BCE, o italiano Mario Draghi, a Itália é “com certeza entre os fatores que pesam na desaceleração da economia da Zona do euro”. O economista explicou que na área monetária europeia “há uma queda na confiança que se reflete nos vários setores e nos vários países”. Entre os fatores internos, salientou, pode ser citado o caso da crise do setor automotivo na Alemanha.

Saiba mais: BCE mantém plano de retirar estímulos econômicos em dezembro 

Operações não convencionais

Além das taxas de juros estáveis, o BCE lançou a terceira série de operações de refinanciamento de longo prazo (TLTRO). Essas operações terão periodicidade trimestral, com início em setembro deste ano e término em março de 2021, e um prazo de dois anos.

Os contraentes terão o direito de tomar emprestado até 30% do estoque de empréstimos elegíveis em 28 de fevereiro de 2019. A taxa de juros será indexada à taxa das operações principais de refinanciamento durante a maturidade de cada operação.

Saiba mais: BCE: taxas de juros são mantidas em 0% e QE vai acabar neste mês 

O BCE explicou que as operações de concessão de empréstimos do  Eurosistema continuarão a ser realizadas sob a forma de leilões de taxa fixa com colocação total durante o período necessário. Uma faixa temporal que vai, pelo menos até ao final do período de manutenção de reservas com início em março de 2021.

“Essas novas operações ajudarão a preservar condições favoráveis de empréstimos bancários e a transmissão suave da política monetária”, explicou o BCE. Mario Draghi especificou que essas medidas “servem para assegurar que os bancos possam tomar emprestado e emprestar a condições aceitáveis. Não servem para que eles comprem títulos da dívida soberana”.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião