Ícone do site Suno Notícias

BC registra 39,2 milhões de chaves no PIX em duas semanas

BC registra 39,2 milhões de chaves no PIX em duas semanas

BC registra 39,2 milhões de chaves no PIX em duas semanas

O Banco Central (BC) informou nesta sexta-feira (16) ter registrado 39,2 milhões de chaves cadastradas no sistema de pagamentos instantâneos da autarquia, o Pix. O número foi atingido às 18h desta tarde.

Além disso, de terça (13) para a última quinta-feira (15), o BC registrou mais 3,7 milhões de cadastros de chaves. O Pix foi programado para entrar em vigor hoje, 16 de novembro.

Dentre as instituições cadastradas, as que registraram o maior número até a última quarta-feira foram:

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A chave é uma forma de identificar e facilitar o recebimento pelo Pix. O cadastro pode ser feito quando o correntista quiser, sem data limite.

O BC recomenda que o usuário cadastre a chave, mas ela não é condição imprescindível para fazer um Pix. Sem a chave, é possível fazer com inserção manual de dados, contanto que as duas contas envolvidas na transação sejam de instituições que aderiram ao sistema.

Pix reduzirá custos para as empresas, diz Campos Neto

O Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, informou no dia 10 de setembro, enquanto participava da abertura do evento ‘Conexão Pix’, que a implantação do novo sistema de pagamentos instantâneos diminuirá o custo operacional das empresas, além de proporcionar mais eficiência no fluxo de caixa.

Campos Neto salientou que tanto as pequenas lojas, quanto as grandes, poderão ter menos despesas com segurança e transporte de cédulas de dinheiro com a chegada do Pix.

O presidente da autarquia disse que “é um instrumento que faz com que a gestão de fluxo de caixa atinja um novo patamar de eficiência. Menos custos significa mais margem [de lucro] para quem está de um lado e menos preço para quem está no outro”.

Saiba Mais: Pix reduzirá custos para as empresas, segundo Campos Neto

Além disso, ele destacou que “é muito importante entender essa mudança que estamos passando e como isso tem sido intensificado pela crise, pela pandemia. A gente vê o número de pagamentos digitais crescendo. Há um movimento de inovação que se acelerou em várias áreas”.

O modelo de pagamentos instantâneos está entre os principais projetos do BC. O novo sistema de pagamentos, Pix, começou a funcionar no dia 16 de novembro.

Com informações do Estadão Conteúdo

 

Sair da versão mobile