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BC divulgará ranking de reclamações contra bancos com 10 maiores instituições

O Banco Central (BC) anunciou nesta terça-feira (19), que realizará alterações em seu Ranking de Reclamações contra bancos, publicando, a partir de agora, uma lista com as dez maiores instituições em número de clientes e seus respectivos índices de reclamações.

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Além disso, de acordo com o BC, uma segunda lista será realizada com a finalidade de reunir as demais instituições. Até então, a primeira lista reunia todas as instituições com mais de 4 milhões de clientes, ao passo que a segunda incorporava as instituições menores.

A instituição afirmou em nota que “a nova sistemática traz maior estabilidade à metodologia de cálculo adotada na elaboração das listagens”.

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“Não será mais preciso rever critérios de segmentação por conta da evolução do mercado e do processo de bancarização da população brasileira”, concluiu o banco.

Houve ainda um ajuste relacionado ao número mínimo necessário de reclamações procedentes para que uma instituição tenha seu índice calculado na listagem dos bancos e financeiras que estão fora do grupo das dez maiores.

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“Para que o cálculo seja efetuado, será necessário que a instituição tenha pelo menos 30 reclamações procedentes no trimestre, ou seja, média de 10 por mês”, disse o BC.

Enquanto no ranking de Qualidade das Ouvidorias, também houve um reajuste, o número mínimo de demandas para ambas as listagens também foi para 30.

“Para uma instituição ter a sua ouvidoria avaliada, será necessário que, no trimestre de referência, sejam pelo menos 30 reclamações analisadas e 30 respostas oferecidas”, esclareceu o BC.

A autarquia informa ainda que todas as mudanças buscam “fortalecer os rankings como instrumentos de transparência das ações”.

Último Ranking de Reclamações do BC

Além disso, no último Ranking de Reclamações, referente ao terceiro trimestre de 2020, entre as instituições com mais de 4 milhões de clientes, as três mais reclamadas foram:

  • Pan (índice de reclamações de 255,33),
  • BMG (236,73),
  • Inter (126,38)

O índice de reclamações é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000.

Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral. O próximo ranking será divulgado nesta terça-feira, às 14h30 pelo BC.

Com informações do Estadão Conteúdo

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Rafaela La Regina

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