BCE está “disposto a agir” caso Fed afete a zona do Euro, diz Lane

Em entrevista nesta quarta-feira (25), Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, o BCE, disse que o banco está “disposto a agir” se a política monetária do Federal Reserve (Fed) afetar as condições financeiras da zona do euro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O comentário do economista do BCE chama atenção num período em que o Fed está abertamente discutindo a possibilidade de começar a reduzir suas compras mensais de ativos financeiros.

Na entrevista, Lane afirmou também que a disseminação da variante Delta da Covid-19 provavelmente terá impacto apenas limitado na economia da zona do euro, que se mantém na trajetória para crescer com força neste e no próximo ano.

Segundo Lane, a Europa não deverá estar entre as regiões mais prejudicadas pela Delta, graças a seus elevados índices de vacinação contra a doença e a medidas de lockdown tomadas anteriormente.

Dólar fica misto ante rivais, com BCE no radar

No início da sessão, o euro operava próximo ao seu menor nível ante o dólar desde dezembro, com a aposta dos investidores de que o BCE manterá uma política monetária acomodatícia e que a zona do euro terá uma recuperação econômica mais lenta do que os EUA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“(…) O BCE continua a errar pelo lado da cautela, mantendo suas compras de títulos em níveis sem precedentes e as taxas de juros em mínimas históricas, o que provavelmente limitará a demanda pelo euro à medida que a divergência política (em relação ao Fed) aumentar”, diz o analista George Vessey, da Western Union.

O fato do dólar continuar se fortalecendo, apesar das baixas taxas de juros americanas, confirma nossa visão de que, por pior que as coisas possam ficar nos EUA, o resto do mundo parece ainda pior”, afirma o BBH.

Caso a perspectiva mude e a economia americana desacelere significativamente, isso “provavelmente” seria um “divisor de águas” para o dólar, diz o banco americano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

“O Fed não teria outra opção se não ajustar significativamente suas expectativas sobre o andamento do tapering. Ainda assim, porém, o dólar poderia se manter melhor do que o esperado, já que uma recessão nos EUA provavelmente seria parte de uma desaceleração global mais ampla”.

BCE pode revisar projeções da economia para cima

Também nesta quarta-feira (25), o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, disse que todos os indicadores antecedentes da zona do euro referentes ao terceiro trimestre são positivos, sugerindo que o bloco dará continuidade à recuperação econômica iniciada no trimestre anterior.

Guindos, que falou durante evento organizado pelo Diario de Navarra, afirmou também que o BCE poderá mais uma vez revisar para cima suas projeções macroeconômicas para a zona do euro “em poucos dias”.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião